sábado, 28 de outubro de 2023

Rita Lee: Uma Autobiografia

Vi o Bruno lendo esse livro quando fomos para Salvador. Falei para ele me emprestar quando acabasse de ler. Ele me entregou no Dia das Crianças. Comecei a ler na quinta-feira.


Terminei de ler agora de pouco. Um livro muito gostoso de ler. Toda a vida de Rita Lee contada em 294 páginas. Dividido em tópicos. E em cada um ela fala de pessoas e de situações: A família. Os vários cantores e celebridades que fizeram parte (de alguma maneira) da trajetória artística dela. De quando Elis Regina foi visitá-la na cadeia (vi esse episódio no documentário da Elis). Falou das músicas de cada álbum lançado (como foi composta e qual situação). Sobre as censuras. As bandas que fez parte. Dos vícios. E muitas fotos.

Eu sempre fui muito fã das músicas da Rita Lee. Sempre a vi como uma artista muito louca. Mas, conhecendo a história dela, passei a admira-la mais ainda. Agora também como escritora. Dei risada de alguns trechos, palavras.

Ela usa muito: Fofo! Fofa! Dãã! Principalmente ao descrever pessoas ou algumas ações. Achei engraçado.rsrs

Ela falar que tem preguiça (tendo feito tudo que fez) e que não sabe cantar (se ela não sabe, quem sabe🤔😅).

No livro teve também a aparição do fantasminha que a corrigia ou acrescentava algo.

E para aguçar a curiosidade de quem é fã da Rita Lee e quer mais um empurrãozinho, como incentivo, para decidir se lê ou não essa autobiografia, abaixo transcrevi um pouco do que contém no livro.


"Crescer sendo brasileira entre americanos protestantes/maçons e italianos ultracatólicos me deu uma panorâmica existencial de valores e bizarrices. Não é à toa que sou bipolar com um pé no trifásico." Pag.31

 

COM MEUS BOTÕES...

Afinal, Rita, o que você faz aqui se metendo com essa gente do mundo da música se essa não é a sua praia? Aliás, já sabe o que pretende nesta vida? (perguntei-me eu).

_ Veterinária-respondi prontamente.

Ah, é? Sem saber porra nenhuma de química e física? (esculhambei-me eu).

_ Posso também me tornar uma secretária eficiente, assim como minhas duas irmãs - insisti.

Sei... e ser demitida por derrubar café nos documentos? (lembrei- -me eu).

_ Dou aula de inglês, trabalho de balconista, pinto uns retratos, monto uma lojinha de R$ 1,99 - capitulei.

Grande futuro, hein? (ironizei-me eu).

_ Tá bom, desisto.

Ótimo. Invista sua vida em música e fim de papo (resumi-me eu).

Mas... mas... mas música é só um hobby - protestei.

Será? (duvidei-me eu).

Pag.73

 

"Fui indo, indo até que acabei "fondo"... Pag.222

 

"Inesquecíveis momentos "prazer inenarrável em ter prazer comigo", das coisas mais divertidas que fiz na vida. Caso um dia tenha estômago para ler, ver e ouvir algo que fiz no passado (sem querer me suicidar de constrangimento) começarei pelo TVLeezão. Pag.228

 

"Quando recebi alta, para me mostrar inteira, resolvi dar uma coletiva no lobby do próprio hospital e num dado momento uma jornalista me pergunta se eu havia tido uma overdose. "Eu tomei Lexotan, uísque e chá de trombeta de anjo, mas o que me ferrou mesmo foi um bolo que comi. Acho que o chantili estava estragado"." Pag.230

 

"Em 2007, me diagnosticaram bipolar. Dãã. Lembrando aqui (já me fazendo de bacaninha para mim mesma) que apesar do meu vaso ruim viver meio quebrado, eu raramente deixava de fazer shows. Sabia que quando pisava no palco baixava a miss saúde. Saindo dele, era como se tivesse acabado de ser nocauteada no ringue por Mike Tyson." Pag.236

 

"Nos registros de hotéis, no ítem "profissão", eu nunca escrevia "cantora" (cá pra nós, até acho meio brega) e para camuflar meu complexo de inferioridade vocal eu preenchia "compositora", e quando me sentia mais segura, "musicista"." Pag.244

 

"Meus Bichos... Sophia está com 21 anos, dona Francisquinha, 18, Lolita, 10, Gambá, 8, Bibi, 7, Neguinha, 7, e Nino, 3. Temos um laguinho com carpas e cinco tartarugas d'água, Do-Ré-Mi-Fa-Sol (pra facilitar), mais quatro jabutis deformados sobreviventes de maus-tratos: Afonso, Quincas, Tito e Roso (que era Rosa até descobrirmos ser macho). E para finalizar adotamos Pererê, um sagui de três perninhas que foi rejeitado pelo bando e mora numa casinha no teto da nossa varanda." Pag.247

 

"Até saí da minha preguiça e andei fazendo uns showzinhos pelas europas e américas." Pag.249

"... engoli a preguiça e incluímos..." Pag.255

"... aciono o modo preguiça e acho tudo muito desinteressante." Pag.262

 

Epitáfio: Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa. Pag.266


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!