quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Caixa de Pandora

Vi a propaganda dessa aula no intervalo dos vídeos de homilia. No vídeo, convidando para as aulas, o Bernardo diz que vai falar sobre o "Sínodo da Sinodalidade" que está acontecendo em Roma. Disse que estaria lá e traria informações e conteúdos exclusivos para as aulas, que nos farão entender tudo que a mídia tradicional vai tentar esconder e manipular.

Quis saber mais sobre esse assunto, então entrei no grupo de WhatsApp para receber os links das aulas que aconteceram nos dias: 16, 17 e 18, sempre às 20 horas.

1a aula - Tema: Uma estratégia revolucionária planejada há 40 anos.

Essa primeira aula durou mais de duas horas. Primeiro o Bernardo se apresentou, depois falou sobre os assuntos que estão debatendo no Sínodo, e muitas outras coisas referente a Teologia da Libertação. Disse que o maior perigo que ele teme é a “Mudança do Centro de Decisão da Igreja”. Pelo fato de hoje já ter mulheres, e leigos votando no Sínodo. Falou de personalidades da Teologia da Libertação, desde o início. E chegou em dois que eu tenho livros escrito por eles: Frei Betto e Leonardo Boff. 

2a Aula - Tema: As 5 armas de combate ao inimigo da igreja.

1 – Formação Intelectual => aprender o que é Teologia da Libertação. Saber quem são os teólogos marxistas.

2 – Grupos Organizados por Diocese ou região.

3 – Formação Contínua e Atualizada.

4 – Estratégias de Combate provadas no tempo.

5 – Ações Contínuas.

3a Aula- Tema - Partindo para o bom combate.

Ele trabalhou esse tema em cima dos 16 exercícios que ele nos deu, na primeira aula. Dependendo da resposta (quanto mais “Sim”) a gente saberia se nossa paróquia é da Teologia da Libertação. E para finalizar ele explicou o curso que ele dá e o valor.

O que eu achei de tudo isso?

Pra começar, não me inscrevi para o curso. Não que o valor estivesse caro (12 parcelas de R$ 49,00), mas porque não fiquei muito convencida com tudo que ouvi.  

Ele falou uma coisa que fiquei aqui, pensando. Que antigamente a população brasileira era de 98% católicos. Atualmente são 45% e desses, somente 8% vão à missa aos Domingos. A porcentagem que coloquei não deve ser exatamente o que ele falou (porque não lembro), mas bem aproximada. Enfim, é uma situação preocupante. Mas, se ele acha que os católicos se afastaram por causa da Teologia da Libertação, não acho que seja por isso. Também não tenho um diagnóstico preciso, somente alguns achismos, que no momento não vem ao caso.

Eu entendo a preocupação do Bernardo, mas... Não sei!

Pra mim ele estava indo bem, até que falou palavrão, quase no final da primeira aula. Como um bom cristão que ele se diz, e está fazendo tudo isso para salvar almas (como ele disse), não precisava disso.

Confesso que nunca ouvi tanto a palavra "Teologia da Libertação", e com tanto ódio. Talvez essa seja uma palavra forte, mas foi o que senti. E pra mim, onde tem ódio, não tem amor.

Vou falar também uma observação que me incomodou logo que entrei no grupo do WhatsApp. O fundo da foto do perfil dele e de todos os administradores do grupo. Uma imagem (cor) não muito agradável.

Para mim, esses foram alguns sinais para eu não querer dar continuidade.

Pretendo, como sempre faço, pesquisar aqui e ali sobre o que ouvi dele. E aos poucos, do meu jeito, e com a ajuda do Espírito Santo, espero poder chegar a alguma conclusão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!