terça-feira, 10 de outubro de 2023

Escolha o caminho de Maria | Lc 10,38-42 | Padre Adriano Zandoná

O evangelho de hoje é um que gosto muito. Porque ele é muito real e atual. É sobre as irmãs Marta e Maria. Acho que todos conhecem. É a passagem em que as irmãs Marta e Maria recebem a visita de Jesus. Marta ficou preocupada com os afazeres da casa e Maria sentou-se para ouvir Jesus.

Vou colocar uns trechos da meditação do Padre Adriano Zandoná que hoje foi muito incisiva. Mas vale a pena ouvir o vídeo, até porque não vou escrever com a mesma ênfase com que ele falou:

“Maria escolheu o que é essencial, o que não é transitório e Marta agitada com muitas coisas, personificando como estamos hoje, ansiosos, com a mente sempre cheia. Pessoas que não conseguem descansar a mente. Toda hora vendo um vídeo. Uma série. A gente precisa silenciar a mente. Perdemos a capacidade de silenciar. O mundo de hoje multiplica festa. Multiplica evento. Multiplica barulho. Multiplica atividade porque a gente perdeu a capacidade de silenciar de ficarmos a sós com nós mesmos. De curtirmos a solidão. De enfrentarmos o cotidiano da vida. As pessoas estão intoleráveis. Intolerantes. Diante do cotidiano. Diante do que é comum. Diante do que não tem muito estímulo. Diante do que não é espetacular. Saibamos suportar a cotidianidade da vida. Saibamos viver bem mesmo diante do que não é espetacular. Saibamos priorizar nossa vida de oração, estando aos pés de Jesus, como Maria. Não é porque temos um tempo livre que vamos preencher esse tempo com vídeos, filmes, séries. É muito estímulo e depois não conseguimos dormir direito porque a mente não vai parar. Vai estar sempre cansada. O cérebro não distingue realidade de ficção. Ele absorve tudo e por isso ele não descansa. Precisamos mudar os hábitos. Que olhar o celular não seja a primeira coisa a fazer ao acordarmos e nem a última antes de irmos dormir. Precisamos mudar os hábitos. Menos estímulo. Menos tela. Melhorar a alimentação. Mais exercícios. Mais oração. Deixemos de nos preocupar com coisas transitórias e foquemos no essencial.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!