segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Diários de Motocicleta

Há muito tempo o Zé fala de assistirmos a esse filme. E toda vez que ele falava, eu procurava nas plataformas de streamings. Nunca estava disponível.

Mas eis que chegou caixa com DVDs no Sebo Casarão, onde o Bruno trabalha. E no dia 31/10 ele mandou foto da pilha de DVDs. Vi esse no meio. Comprei!

Ele trouxe no sábado. Assistimos ontem no final da tarde.



Título original: The Motorcycle Diaries

Data de lançamento: 07 de maio de 2004/ 2h 06min

Direção: Walter Salles

Roteiro: Jose Rivera

Elenco: Gael García Bernal, Rodrigo de la Serna, Mercedes Morán

Gênero: Histórico, Drama

Sinopse: Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após oito meses. Eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas. Em Machu Pichu a dupla conhece uma colônia de leprosos e questiona a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.




Quando o Zé falava que o filme era sobre uma viagem de motocicleta, achei que seria chato. Enganei-me. E muito!

A história é sobre a viagem que mudou a vida de Che Guevara. 

A moto mesmo ficou na metade da viagem. Ela era do Alberto. Muito amada por ele, que até chorou quando teve que deixá-la pra trás, uma vez que ela não tinha mais condições de seguir viagem. Também! coitada!! Cada estrada. Cada tombo que ela sofreu. E ainda por cima, carregando os dois - Alfredo e Ernesto - e as bagagens. Que não eram poucas devido ao tempo e percurso que iriam fazer. Demos muitas risadas por tudo isso!

Ah, o nome dela é "Poderosa" e foi assim que soube porque o Zé chama a moto dele de "Lá Poderosa".

O filme é muito lindo e emocionante! Fiquei impressionada de ver a sinceridade e sensibilidade de Che Guevara. A atuação do ator Gael García Bernal foi magnífica. 

Eu fiquei encantada “com tudo”. E quando o filme terminou, fiz-me a pergunta: _Por que eu não assisti antes? Bom que tenho o DVD, assim eu posso assistir mais vezes. 

Zé ficou emocionado em algumas partes. Percebi. Ele disse que não se lembrava de muita coisa. Enfim, quando o filme terminou fiquei pesquisando sobre o Che Guevara. Vi que ele morreu assassinado aos 39 anos. Só não entendi porque ele foi de meter lá pela Bolívia e Cuba. Achei que ele ia voltar no Deserto do Atacama, Peru... Alguns lugares que ele passou nessa viagem e que vimos nitidamente o inconformismo dele com a situação do povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!