domingo, 4 de dezembro de 2022

Preparando o "missal" dos Pequeninos

Desde quarta-feira não estava dormindo direito. E de ontem pra hoje então... Foi tenso.

Isso porque eu me ofereci para preparar o “Missal dos Pequeninos”. Como diria a minha mãe “arrumei sarna pra me coçar”.rsrs

E o que significa “preparar o missal”? Em resumo, ver como explicar o evangelho para as crianças. Se vai ser com leitura explicativa. Se vai ser com peça teatral. Se vai ser com vídeo. Enfim... Quem fica encarregado de preparar tem que pensar nisso. E a bonita aqui se ofereceu. Fiz isso porque fiquei incomodada, pois até o momento o que mais faço é ficar com um pequenino no colo.rsrs

O bom é que logo que me ofereci, as outras voluntárias se ofereceram para me ajudar. E eu aceitei. Como fizemos teatro da última vez, achamos que um vídeo seria bem legal. A Luciana disse que achava que tinha um, mas no sábado a noite ela mandou mensagem dizendo que o que tinha não era sobre o evangelho. Falei então que ia "ler" de uma forma que não ficasse cansativo e sem entrar nas palavras muito difíceis. A Palavra de Deus, muitas vezes é de difícil entendimento até pra gente. Imagine pra eles. Por isso um vídeo seria bem melhor.

Logo depois da mensagem da Luciana, a Giselli mandou um vídeo que ela encontrou. Pediu para eu ver se dava para usá-lo. Assisti. Vi que não era o evangelho do dia, mas tinha o que precisávamos: João Batista. O batismo no rio Jordão. Conversão. Preparando o caminho para a vinda de Jesus. Fechou!

Isso não é a parte mais difícil para mim. Ficar na frente das crianças era o maior desafio (por conta da minha vergonha). Talvez, se fosse só elas eu ficaria mais tranquila, mas tinha os voluntários também. Mas graças a Deus, a Luciana, a Carol e a Giselli ficaram junto comigo. E elas são muito de boa. Umas crianças também.rsrs 

Começamos com o "Bom dia". Em seguida fizemos o sinal da cruz (com música). Falei o eles iriam ver no vídeo (enquanto a Giselli colocava o pendrive na televisão) e após o vídeo conversamos um pouco sobre o que entenderam, e para finalizar fiz algumas perguntas para as crianças: Se sabiam quem era João Batista. Se elas sabiam o que significava Conversão. Como elas deviam esperar Jesus. As meninas também fizeram perguntas.

Depois da conversa passei o desenho para as crianças pintarem. Com tempo sobrando, conforme iam terminando de pintar elas foram brincar com os brinquedos. E ainda teve tempo da Carol colocar uma música para dançarmos.

Quando deu a hora de irmos para a igreja, quando estavam no altar, o padre Jesus perguntou quem queria falar. E as crianças, como sempre, nos surpreendem. Às vezes falam coisas que nem sabemos de onde tiram. Mas, tiro o chapéu para elas, porque pelo menos elas não sentem a vergonha que eu sinto. Isso já ajuda muito!

Quanto a mim... Foi um desafio vencido. Nesse sentido (falar em público), foi o primeiro. Um público que não é exigente. Isso é fato! Como é o começo, bem melhor começar assim... Com "Os Pequeninos".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!