quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Os Treze Problemas

Título original em inglês: The Thirteen Problems

Copyright: 1928, 1929, 1930

Copyright desta edição: 1987

217 páginas

Sinopse: Raymond West, escritor, Joyce Lemprière, artista, Sir Henry Clithering, ex-diretor da Scotland Yard, o Dr.Pender, o idoso clérigo da paróquia e Mr.Petherick reunem-se uma vez por semana em casa de Miss Jane Marple e resolvem criar o Clube das Terças-feiras.

Cada um conta uma história, um mistério do qual sabem o final, que mantêm em segredo enquanto os outros opinam, conjecturam e examinam os dados, tentando desvendar o enigma proposto.

E Miss Jane Marple, com seus bondosos olhos azuis e eternamente tricotando, mostra mais uma vez conhecer a fundo a natureza humana, e os extremos a que se pode chegar.

 

Domingo não estava a fim de assistir televisão. Nem de sentar em frente ao computador para descarregar as fotos da viagem, e escrever sobre a mesma no meu blog. Não queria nada com nada. Então, muito relutante peguei um livro pra ler. Decidi por Agatha Christie. As chances de eu me entreter seriam muito grandes. E foram! Comecei a leitura logo após o almoço e não larguei mais o livro. Li 12 capítulos. E finalizei o último na segunda-feira.

Esse livro faz parte daqueles que vou dar embora. Mais um que meus filhos pegaram na escola.

Com certeza ainda não tinha lido na minha juventude, época em que li muitos romances da Agatha Christie.

As seis histórias abaixo são contadas pelas pessoas citadas na sinopse. 

1 - O Clube das Terças-feiras

2 - A Casa do Ídolo de Astartéia

3 - As Barras de Ouro

4 - A Calçada Tinta de Sangue

5 - O Móvel do Crime

6 - A Marca do Polegar de São Pedro

Depois, Sir Henry está passando uma temporada na casa de seus amigos, o Coronel e Mrs.Bantry. Em um jantar com os anfitriões e os convidados, Miss Marple, Dr.Lloyd, médico e Jane Helier, uma bela e popular atriz, eles contam, histórias para que os outros desvendem o mistério. Ou solucionem o caso. 

7 - O Gerânio Azul

8 - A Dama de Companhia

9 - Os Quatro Suspeitos

10 - Tragédia de Natal

11 - A Erva da Morte

12 - O Caso do Bangalô

13 - Morte por Afogamento

Eu gostei bastante dessa leitura. Na verdade fiz porque não fiquei muito animada com o último livro da Agatha Christie que li. Pensei que pudesse ter perdido o gosto pelos romances dela. Mas não! Fiquei bem animada tentando desvendar, ou pelo menos acertar uma pista, de cada história contada. Não cheguei nem perto.rsrs Ao contrário de Miss Marple que acertou todas. Realmente, o que faz a diferença nos romances de Agatha Christie é a presença dos seus detetives. E nesse tivemos a presença marcante de Miss Marple que é fabulosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!