sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Saber porque está apanhando é justo!

Estava digitando o texto da postagem anterior e lembrei-me de um episódio da minha adolescência. Eu estudava no período da tarde, na EE Professor Doutor Norberto de Souza Pinto. Essa escola ficava perto de casa. Estudei nela até a quinta série. Na sexta série já fui para outra escola, estudar à noite. 

E acho que foi na quinta série que uma menina invocou comigo. Disse que ia bater em mim. Naquele tempo as brigas aconteciam no final das aulas. O "vou te pegar na saída" era uma palavra que vira e mexe a gente ouvia pelos corredores. 

Eu não sei porque a menina queria bater em mim. A gente não estudava na mesma sala. Eu não paquerava nenhum menino - que poderia ser que ela estivesse de olho. O nome dela era Maura. Ela era mais alta e mais encorpada que eu.  

Fugi, fugi, até que não teve mais jeito. Chegou o dia. Na saída já tinha muitos alunos na rua, próximo da escola, só esperando a briga começar. Ou melhor... Eu apanhar. Porque eu não tinha chance nenhuma contra ela.

Vejo a imagem. Eu e ela, frente a frente. Então eu perguntei à ela:

_ Por que você quer bater em mim?

Ela respondeu:

_ Não sei. 

Acho que aí a ficha dela caiu, pois ficou me olhando e, por fim, desistiu. E cada uma seguiu seu caminho.

Se foi bem assim que tudo aconteceu, eu não sei. Mas isso que escrevi são lembranças que sempre ficaram na minha memória. E me lembro sempre quando vejo situações em que a pessoa está fazendo – ou vai fazer – alguma coisa, sem saber a razão de estar fazendo.

Às vezes, uma simples pergunta, pode acalmar uma tempestade. Evitar grandes transtornos. Ou, no meu caso, evitar de levar uma surra.rsrs

2 comentários:

  1. Olá Margô! Olha eu passando por aqui! Esse seu post me chamou muito a atenção! Era muito comum eu ouvir isso: "Te pego na saída!" ou "Te pego lá fora!"

    Mas isso acontece muito com quem não é de brigar, né? Eles percebem. Sempre temia essas frases pois nunca quis entrar numa briga. Mas nunca pensei em ter esse sangue frio que você teve: "mas por que vc quer me bater?". Putz, bem que eu deveria ter pensado nisso antes! Se bem que não posso reclamar: todas vez que ouvia algo assim, no final, nada acontecia. Ficava só na ameaça mesmo! rs

    abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre! Legal te ver por aqui...
      Concordo com você... Era muito comum, e também acredito que os valentões gostavam de ir pra cima de quem eles sabiam que não queriam briga. Ou dos mais fracos. Eu era as duas coisas.rsrs
      Eu dei sorte, pois tive tempo de perguntar. Mas nem sempre era assim.
      Que bom que com você ficavam somente na ameaça. Vai ver que você nem precisava perguntar, porque quem te ameaçava, no fundo via que não tinha motivo concreto. Enfim, que bom que não apanhamos.rsrs
      Obrigada pela passadinha,
      Abraço

      Excluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!