quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Não finja ignorar as atitudes que incomodam nas pessoas a quem você ama.

Segredo nº 24

Algumas pessoas tentam evitar assuntos que podem provocar conflitos com a intenção de serem agradáveis e não brigar. Mas fazer isso com as pessoas que amamos não contribui para o relacionamento. Primeiro, porque não é preciso brigar. Podemos dizer o que nos incomoda com carinho, no desejo de manter a relação feliz. Se optarmos por silenciar, duas coisas podem acontecer: o ressentimento e a raiva irão se acumulando até desgastar a relação, e não daremos chance ao outro de mudar e de crescer. Fale sobre os aspectos ou atitudes que incomodam. Mas faça-o de modo amoroso e construtivo, sem raiva ou agressividade. Afinal, são duas pessoas administrando sua própria felicidade.

😃😃😃

Mary é cabeleireira. Sua irmã Kim trabalha no mercado financeiro. Mary gosta do seu trabalho e, em geral, não se compara com a irmã. Mas a mãe de Mary apresenta suas filhas aos amigos da seguinte maneira: "Mary é cabeleireira. Mas Kim trabalha num banco importante." Cada vez que ouve isto Mary sente-se arder por dentro. Por que sua mãe precisa falar da profissão das filhas dando a impressão de que está decepcionada com o seu trabalho? Talvez porque sinta tanta raiva, Mary prefere não falar sobre o assunto com a mãe, para não brigar. Mas sempre que estão juntas, a mãe reclama que Mary é desagradável, fechada, ou "muito deprimida". Ela nunca imaginou que seus próprios comentários que a deixam assim. Finalmente Mary resolveu dizer à mãe - da forma mais tranquila que pôde - como suas palavras a feriam. A mãe ficou surpresa, pois nunca se dera conta do que fazia. Afirmou que tinha orgulho de ambas as filhas pelas pessoas que eram, não pelo trabalho que realizavam. E que a última coisa que desejaria fazer seria magoar as filhas, por quem tinha tanto amor.

😃😃😃

Nos relacionamentos as pessoas que conseguem expressar seus sentimentos e necessidades a seus parceiros têm quarenta por cento mais chances de se sentirem felizes do que aquelas que não se sentem à vontade para fazê-lo.

Ferroni e Taffe, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!