quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Mudança da minha mãe - parte dois

Ontem falei os motivos que levaram a minha mãe a querer voltar, antes do tempo esperado, para a casa dela. Hoje vou tentar resumir o processo de reforma da casa até a mudança.

Tudo começou no dia dia 08/09, com a Adriana comunicando no grupo dos irmãos que a mãe queria voltar para a casa. E que teria que fazer algumas reformas antes. Para estarmos preparados para ajudar com sugestões, mão de obra e provavelmente din din.

No dia 11 ela compartilhou uma lista com o que precisava fazer na casa. Para darmos nossa opinião do que a gente achava que tinha que fazer urgente. Algumas coisas poderiam ser feitas depois, mesmo com minha mãe na casa. Eu sugeri: Tirar os tacos dos dois quartos do fundo. Fazer contra piso e colocar outro piso. Trocar as duas janelas (estavam muito enferrujadas). Fazer retoques nas paredes internas da sala (reboque estava caindo). Tirar os pisos da área (estavam muito quebrados). E tinha que trocar o poste também.

Começamos a pensar em quem faria os serviços (pedreiro).  Quem tinha alguma sugestão, falou. No fim a Adriana falou com o pedreiro que fez a reforma do apartamento dela. E fechamos com ele.

Ele passou a lista do material necessário. No dia 19 a Adriana foi comprar as janelas, porta da cozinha e areia, cimento, pedra. 

Dia 20 começou a obra. Vou colocar algumas fotos. Do antes e depois. Do que foi tirado foto, porque não nos atentamos de fazer isso. Seria bem legal. Mas, na correria, passou.










Todo mundo que já mexeu com obra sabe, que calcula um prazo e vai o dobro. Calcula um valor e gasta o dobro. Não tivemos problema com prazo, até porque não estipulamos, mas eles foram muito rápidos. Porque entre foi um mês certinho entre o dia que a Adriana comunicou e o dia que fomos fazer a limpeza na casa.






Quanto ao valor, acabou passando um pouco porque uma coisa foi levando a outra. Coisas que não estavam na lista como: A arvore da calçada estava “morta”. Acabaram arrancando-a, e por consequência, foi feita a calçada.rsrs Decidimos pintar todos os cômodos. Foram necessárias duas caçambas para colocar os entulhos. E uns trocados que minha mãe pagou para o “Neguinho” cortar as plantas dela e carregar os entulhos para o ecoponto.






Faltando somente a colocação dos Pisos Laminados nos dois quartos, que ficou agendado para o dia 14/10, no dia 08 (sábado) fomos fazer a limpeza. Eu, Adriana, Zé e minha mãe. Foi um dia “puxado”. No final do dia já não aguentava segurar a bucha na mão direita. Comecei a fazer o que precisava com a mão esquerda. Na noite daquele dia, eu cheguei em casa e após um banho, não sabia se tomava um vinho para relaxar ou tomava um dorflex. Tomei o dorflex. Já a Adriana, disse que ficou em dúvida entre tomar cerveja ou dorflex. Tomou cerveja. E disse que acordou de madrugada morta de dor no corpo.

No feriado, dia 12 eu fui na casa da minha mãe, no Santa Lucia para fazer faxina. Fomos eu e Zé. E após o almoço nós encaixotamos o que estava na estante da sala. Mais tarde, enquanto eu estava lavando as áreas a Andressa chegou e encaixotou o que estava no armário de mantimentos e no buffet.




Minha mãe até estava tranquila. Falou que podia esperar até final do mês. Eu até achei que poderia ser para não deixar a Andressa sozinha, uma vez que a Shirlei e o Marquinhos estão em Jaú. Eu tinha feito uns contatos para orçar a desmontagem e montagem dos guarda-roupas. O melhor preço foi de uma indicação do Marquinho. E a Adriana já tinha um contato para fazer o carreto.

Não tinha mais o que esperar. Então, na segunda-feira, dia 17 a Adriana pediu para eu ver com o montador quando ele podia ir desmontar os guarda-roupas. Marcamos para terça-feira.

Neste dia o Zé foi na minha mãe levar mais caixas que ele tinha conseguido e a Adriana foi para acompanhar a desmontagem dos guarda-roupas. E para não prolongar a bagunça, a Adriana ligou para o homem que faria o carreto e ele tinha disponibilidade na quarta-feira. Por isso a mudança aconteceu. Pegando muitos de surpresa.rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!