domingo, 11 de setembro de 2022

Pequeninos do Senhor

Nos recados finais da missa de duas semanas atrás, o Padre Jesus falou que estavam precisando de voluntários para os “Pequeninos do Senhor”. Que são as pessoas que ficam com as crianças, enquanto os pais assistem a missa. Isso acontece somente na missa das 10h.  

Eu me interessei porque gosto muito de crianças. Tivemos uma reunião no domingo passado onde recebi um colete amarelo.

E hoje foi meu primeiro dia. Conforme os fiéis chegavam nós íamos vendo as crianças que queriam ficar com a gente. Nós entramos na procissão com elas, logo atrás do Padre. Inclusive ele pediu para uma criança ir de cada lado dele.

Para chegar à sala, caminhamos pela lateral do altar, sentido fundo da igreja. Subimos dois lances de escadas e no final da escada à esquerda fica a sala.

Entramos, as crianças sentaram em um tapete, fazendo uma roda. A Gisele, uma mocinha (mais experiente) conversou com as crianças. Fizemos o sinal da cruz. Rezamos o Pai Nosso e Ave Maria. Depois ela falou do evangelho de hoje, que foi sobre: A Parábola da Ovelha perdida. Da Moeda perdida. E do Filho pródigo. Lucas 15, 1-32

Em seguida colocou na televisão um desenho do "Filho pródigo". Tudo isso ela fez, interagindo com as crianças. Perguntava se eles sabiam rezar. Se eles sabiam o que é parábola. O que é herança. Tinha umas crianças muito espertas. E não tinham nem um pouco de vergonha de falar.

Depois ela falou que tinha ovelhas perdidas na sala. Que era para as crianças procurarem. Foi uma correria.rsrs Tinha em cima da cadeira. Embaixo do pote com lápis de cor. E outros cantos. Era para cada criança achar pelo menos uma ovelha. Mas teve quem achou mais de uma.

E para finalizar o dia, elas sentaram e foram pintar. A ovelha e um desenho do pai abraçando o filho pródigo.


Enquanto elas estavam pintando, a Gisele perguntou qual delas gostaria de falar com o Padre, caso ele fizesse alguma pergunta. Foi colocado um colete amarelo na criança que disse que ia falar.

Quando a missa estava terminando nós descemos com as crianças. O Padre Jesus pediu para elas irem ao altar e perguntou para elas o que elas aprenderam.

Um menino falou muito bem. Tanto que o padre falou que ele (menino) fez a homilia melhor que ele (padre).

Quem nos surpreendeu foi a Catarina. Uma menininha de três anos. A caçulinha da turma. O padre perguntou se ela queria falar e colocou o microfone na boca dela. Então ela falou: “quem perdoa é feliz”.

O padre Jesus terminou de falar com as crianças, nós pedimos para elas descerem do altar e ir até a gente. Ficamos com elas na frente do primeiro banco esperando os pais vir busca-las.

Eu lembro que quando tinha os filhos pequenos, quantas vezes eu deixei de ir à missa porque não queria incomodar as pessoas com as crianças. Porque entendo que é difícil eles ficarem quietos, sentados, sem entender o que está acontecendo. E na minha época não tinha voluntários que ficassem com eles. Lembro que em algumas igrejas evangélicas já existia.

Então, ficar com as crianças hoje, acredito que deve dar um alivio aos pais, além de que eles poderão dar mais atenção à missa.

Eu adorei a experiência e espero ver aqueles rostinhos no próximo domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!