segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Araçatuba com minha mãe - Segundo dia

Após uma noite de sono reconfortante, acordei era 7h. Minha mãe e Zé também. Descemos para tomar café. O salão onde o café é servido é bem grande. E tem bastante variedade de comes e bebes.

Subimos, nos trocamos e saímos pegar o carro para irmos para Mirandópolis, cidade que minha mãe morou quando era pequena.

Saímos do hotel era 8h22 e às 9h36 a gente estava chegando na estação de trem de Mirandópolis. Minha mãe ficou bem triste, primeiro porque quando saímos da rodovia e pegamos a estrada que entra em Mirandópolis, ela não viu a chácara onde morou quando criança. Depois quando chegamos na estação de trem, ela está bem destruída.

Eu fiquei triste pela minha mãe. Ela é muito saudosista. Da estação fomos para a praça que fica em frente a igreja. Ela queria ir em uma loja de um primo que fica nos arredores, mas não lembrava onde. Andamos pra lá e pra cá, tentando achar a loja. Ainda bem que a cidade é pequena.rsrs

Entramos na igreja e depois fui na secretaria ver se teria como conseguir a certidão de batismo da minha mãe. Ela falou que devia ter uns 15/16 anos. Então foi lá pra 1951/1952. A moça da secretaria disse que ia ter que verificar e ficou com meu número do whatsapp.

Nós vimos que tinha um museu na Câmara Municipal que funcionava a partir das 13h. Decidimos almoçar e ir visitar o museu depois. Nós almoçamos em um restaurante que uma vendedora (de uma das lojas que nós entramos para perguntar se era do primo da minha mãe) indicou. Enquanto a gente caminhava de volta à praça, o Zé parou para tomar um sorvete.

Minha mãe já tinha desistido de encontrar a loja do primo. E o primo. Eu não.rsrs Por fim, entrei em uma loja que fica em frente a praça para tentar mais uma vez saber da loja do primo da minha mãe. E eis que a vendedora falou que a loja era quase do lado. A loja fica em frente à Câmara Municipal onde tem o Museu. Ou seja, estava na nossa cara o tempo todo.rsrs A loja estava fechada para almoço e ia reabrir às 14h. Como a gente ia no Museu, ia dar certo.

Deu 13h e fomos para a entrada da Câmara (Museu). Aperta campainha. Bate na porta. E nem sinal de nada nem ninguém. Então nos tocamos que o Museu não iria abrir, provavelmente por causa do feriado. E porque é Órgão Público.rsrs

Agora era esperar a loja do primo abrir. Ficamos na praça esperando. Quando deu o horário e abriram a loja fomos lá. O primo da minha mãe estava viajando, por causa do feriado. Que chato. Minha mãe ficou decepcionada com as mudanças da cidade dela e chateada por não ter encontrado o primo, nem ninguém conhecido.

Saímos de Mirandópolis e paramos em Valparaíso. Dessa vez nem fomos na praça. Minha mãe só quis ir tomar sorvete na sorveteria que ela gosta de ir toda vez que passamos por Valparaíso.

Pegamos a estrada, agora com destino a casa da tia Danúzia. Chegamos ela estava na calçada, sentada, olhando a Bianca que estava brincando. Entramos e enquanto tomamos café, o pessoal foi chegando.

Mais tarde a Lucia comprou carne para assar. Ficamos comendo e conversando. Só o Tuca que não apareceu. Adoro estar com todos eles. Sempre nos recebem muito bem.

Ficamos por lá até um pouco depois de 21h. O Zé perguntou para o Luciano o trajeto para irmos embora. Luciano entrou no carro dele com a Luciana e os filhos e falou que ia até um certo ponto, no fim foi até o hotel com a gente.rsrs

Chegamos no hotel querendo banho e cama. O dia foi intenso. E Araçatuba faz um calor que cansa só de respirar.rsrs