terça-feira, 20 de março de 2018

7° dia - San Pedro do Atacama - Paso de Jama - Chile

Terça-feira
Dormi muito bem. Quando acordamos, coloquei todas as roupas que couberam em mim (e que eu trouxe), e fomos para a recepção para encontrar o pessoal. Ainda estava escuro. E frio!
Para chegarmos no gêiser demora (+/-) 01 hora. Ainda bem que a van é bem confortável. Deu até para cochilar um pouquinho. 
Eu dentro da van
Chegando lá o Sr.Florêncio e o guia da outra van armaram a mesinha e começaram a preparar o nosso café. Ele fez ovos mexidos para comermos com pão. Tinha capuccino, café, bolacha. Difícil foi conseguir preparar o capuccino, pois, tínhamos que colocar água quente, depois o leite em pó, o nescafé, o açúcar... A única coisa chata foi que a Cris esbarrou em mim e derrubei  todo o meu capuccino na manga da blusa, no cachecol, na calça. Até que na hora que caiu foi bom. Esquentou.rsrs Mas depois... Nem fiquei brava porque o frio que tava, a gente fazia tudo tremendo, então derrubar as coisas é fácil, fácil. A Cris ficou super chateada.
Sr.Florêncio atrás (de camisa vermelha) e na frente o motorista da van menor
Após tomarmos café, quando começou a clarear o Sr. Florêncio nos chamou e começamos a caminhar entre os gêiseres. Ele mostrava alguns em particular e explicava. Entendi porque temos que chegar ainda escuro. É outra coisa ver os gêiseres em atividade no claro e no escuro.  A imagem é muito mais bonita e impactante. E o frio! Fez 07 graus. Meu Deus!! Eu sentia os dedos dos pés ficando duros. Ficava movimentando a perna sem parar, para não congelar. Alguns motociclistas (que inclusive são do Sul) não aguentaram e ficaram dentro da van. Foi motivo de muita zuação por parte dos outros colegas. Agora o mais impressionante foi ver o Sr.Florêncio somente com uma camisa por cima da camiseta. E a gente encapotado - só com os olhos de fora. Vergonha alheia.rsrs





Agora pergunta se alguma das mulheres entrou na piscina? Nenhuma! A Valquíria disse que molhou os pés. Dos homens entraram o Gil e o Fernando. Eu coloquei a mão dentro. Realmente a água é bem quentinha. O pior deve ser tirar a roupa e depois colocar. Nem tentei.rsrs


O que falar dos gêiseres? Que o que acontece ali é um espetáculo da natureza. Fiquei emocionada quando vi as Cataratas. E hoje, ao ver essa outra maravilha. Principalmente porque são obras de Deus! Não tem a mão do homem. A cada dia, a cada passeio eu me surpreendo com tantas maravilhas. Sinceramente, não achava que fosse gostar tanto!
O sol abriu. Começou a esquentar. Hora de ir embora. Saímos dos gêiseres às 9h30min.
Durante o trajeto, o Sr. Florêncio contava uma ou outra história dos vulcões, das cordilheiras, da vegetação, dos animais... Parou em alguns lugares para tirarmos fotos.



Depois parou na pequena cidade de Machuca. Ele falou que a cidade só tinha 07 habitantes. Os demais eram turistas (depois ele falou que era brincadeira).  Mas ela é bem pequena mesmo. Fomos ao banheiro e ficamos andando... Eu tentei chegar o mais próximo possível das Lhamas. Ficamos perambulando pela cidade e arredores. Como ela é pequena, em pouco tempo já não tem mais o que fazer. É olhar e apreciar. Olhar e refletir sobre a beleza, a paz, a simplicidade de um lugar daquele. 
Vista da cidade de Machuca











O almoço foi no hotel. O Alberto e Idiana - donos do hotel - fizeram churrasco para o grupo. Tinha carne, linguiça e o melhor de tudo... Arroz. Uma deliciosa maionese e salada de tomate. Eu estava com saudade de um almoço típico brasileiro. O Everson traz para a Idiana, café e pão de queijo toda vez que vem para San Pedro. Por isso ela proporciona esse almoço. E o café que ela serve é brasileiro também. Sei que muita gente diz que quando vamos a outra região, ou país, que devemos experimentar o que eles comem – bebem. Eu estou tentando.
Após o almoço eu dormi. Acordei no final da tarde e fomos passear na cidade. O hotel fica a duas quadras da praça onde fica a igreja e a Feira Artesanal. 




Assistimos a missa. Primeira vez que assisto uma missa fora do Brasil. Entendi quase tudo – mesmo sendo em espanhol.rsrs Após a missa ficamos caminhando pela rua e entrando nos comércios. Comprei três canecas – uma para cada filho. 



Para o jantar decidimos comer empanadas novamente. Pegamos e viemos comer no hotel.
Hoje foi mais um dia especial. Vi lugares belíssimos – encantadores. Assisti missa. Com certeza vou dormir realizada. E amanhã, segundo o Zé, tem mais imagens lindas para eu ver.
Ainda nem sai daqui e já sinto saudades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!