quarta-feira, 28 de março de 2018

15° dia - Mendoza - Mendoza - Argentina

Quarta-feira
Após o café da manhã que, por sinal estava muito bom, fomos até o estacionamento do hotel. O Everson alugou uma Van que nos pegou para fazer City Tour. Tinha também o passeio para a vinícola. Onze pessoas fizeram o City Tour e dez foram conhecer a vinicola.
Eu e o Zé escolhemos fazer o City Tour, pois já tínhamos conhecido a Concha y Toro em Santiago. 
Enquanto dirigia pelas ruas, o motorista-guia contava a história da cidade. Como em todas as outras cidades por onde passamos e fizemos city tour, o maior orgulho deles são as praças e seus monumentos. O Zé falou que o povo argentino e chileno gosta muito de contar e preservar sua história, por isso os guias fazem questão de mostrar as praças. Paramos por mais de uma hora no “El Parque General San Martin”. Que lugar grande e bonito! 









Dali fomos conhecer o famoso “Cerro de la Gloria”. Se bem que eu soube da existência dele durante o passeio dia. A Cris perguntou ao guia se ele iria lá. Ela disse que queria muito conhecer. O monumento é muito interessante! Para quem gosta de história é um passeio imperdível.





Na descida do Cerro de La Gloria a cidade é possível ver o Teatro Griego Frank Romero Day, onde acontece todos os anos, no primeiro sábado do mês de março, o Ato Central da Festa Nacional da Vendimia.
Dali o guia nos deixou no centro da cidade. Faltava menos de uma hora para as lojas fecharem. Andamos um pouco com o pessoal. Depois eles foram ao restaurante almoçar. Eu e o Zé continuamos andando mais um pouco. Eu queria ver algumas lembrancinhas. Tinha que ver tudo muito rápido porque às 13h as lojas iam fechar e só reabririam às 17h. É muito engraçado. Deu 13h e só se ouvia o barulho das portas fechando. Em questão de minutos as ruas movimentadas ficaram desertas. Fiquei tão impressionada que filmei esse momento.


Como a gente ainda ia almoçar, o Zé pensou em fazermos isso no mercadão. Seguimos então em direção a ele. Chegando lá adivinha? Só a área de alimentação estava aberta. E estava lotada. E como estava muito calor, resolvemos procurar outro lugar para comer.





Adivinha onde fomos parar?rsrs

Após comer fomos caminhando para encontrar o pessoal. Passamos por uma praça onde a moçada estava reunida, descansando, conversando. Curtindo o horário de descanso. Observamos que quase ninguém estava de olho no celular. 




Passamos pelo restaurante e vimos que eles ainda estavam comendo. Paramos em uma sorveteria próxima ao restaurante e ficamos sentados, chupando sorvete. Logo chegou o Valério e a esposa. Dividimos o táxi com eles para voltar ao hotel.  
Voltando ao hotel nós descansamos um pouco. 

Quando estava anoitecendo saímos para passear no Mall e por fim, para finalizar o dia fomos comer no Carrefour.
Gostei muito de conhecer a cidade de Mendoza. Ainda mais que sou fã da Cecilia Aldaz, uma sommelier que apresenta o programa “Um brinde ao vinho” do canal +GLOBOSAT. Ela é de Mendoza.
Uma cidade charmosa. Com poucos prédios altos e muitas praças. A grande maioria das ruas do centro de Mendoza é bem arborizada. Muitas árvores altas que, muitas vezes cobrem as ruas. Isso garante muita sombra e ar fresco nos dias quentes de verão.

Todas as ruas e avenidas da cidade possuem canaletas largas e geralmente abertas entre a via e a calçada. Elas fazem parte de um engenhoso sistema de comportas e canais que ajudam a irrigar as plantas e vinhedos da cidade com as águas do Rio Mendoza.
Pelo passeio que fizemos e pelo tempo que ficamos na cidade, não deu para sentir mais. Mas, o que deu para ver e sentir, eu amei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!