domingo, 10 de setembro de 2023

Viagem Salvador - Leila... Mais um rosto na multidão.

Hoje em dia, antes de viajar a gente assiste alguns Youtubers que dão dicas do que fazer, do que comer e dos principais pontos turísticos da cidade (país ou lugar para onde estamos indo).

Em Salvador vi vários vídeos. Visite: O Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja e Convento de São Francisco, etc, etc. 

Coma o acarajé da Cira. Chupe o sorvete da Sorveteria Ribeira. Beba o suco de limão com coco do carrinho que fica no Pelourinho. 

Faça isso. Faça aquilo. Cuidado com isso. Cuidado com aquilo. 

Muitas dicas, a maioria valiosa. Hoje em dia que a gente vive correndo contra o tempo, perder tempo vagando sem destino, não é uma boa. 

Escrevi esse monte de coisa porque fiquei pensando em algo que nos aconteceu hoje.

Estávamos caminhando (apressados) com destino ao “Palácio Rio Branco”. Ele está localizado do lado do Elevador Lacerda. Nisso fomos abordados pela Leila, que é um travesti. Ela pediu um pouco da nossa atenção. Os meninos pararam. Eu parei o corpo, mas a cabeça estava girando, procurando o Palácio.

Ela ficava chamando a minha atenção. Pedindo para eu prestar um pouco de atenção nela. Perguntou nossos nomes, fez vários elogios, conversou, declamou versos e poemas. Percebi nela uma pessoa muito boa com as palavras. A gente sabia que no fim ela ia pedir uma ajuda. Ela pediu se a gente podia comprar uma marmita. Eu abri o zíper da minha bolsa e tirei cinco reais e dei para ela. Ela ficou sem jeito, não queria pegar. Insisti e antes de ela tocar no dinheiro, falou para eu fechar o zíper da bolsa. Fechei. Ela aceitou os cinco reais e deu uma fitinha para cada um de nós. Mostramos nossos pulsos que já estavam com fita. Falamos para ela ficar com a fita e dar ou vender para outra pessoa. Mas ela insistiu. Ficamos com a fita. 

Por fim ela pediu pra gente falar se ela estava bem vestida. E pediu para dizermos uma palavra que a definia. Eu falei: "talento". Porque, sinceramente, ela tem talento. Fala muito bem. Decora poemas. Os meninos também falaram uma palavra que a definia. Ela ficou muito emocionada. Despedimo-nos dela, desejando "boa sorte" e continuamos nosso passeio. 


Depois fiquei pensando🤔 Temos tantas dicas do que fazer, comer, beber e curtir em Salvador. Como seria se surgisse um Youtubers que citasse a Leila? Será que ela passaria a ser procurada pelos turistas? Ou por alguém que pudesse fazer algo por ela. Quem sabe assim ela deixaria de ficar ali, como mais um rosto na multidão... Dos excluídos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!