segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Viagem Salvador - Dia 7: Feira de São Joaquim

Hoje é nosso penúltimo dia em Salvador. E o que faremos? A expectativa era  irmos conhecer a Praia do MAM ou a de Itapuã. Mas choveu a noite, madrugada e início da manhã, então abortamos a ideia de praia.

Enquanto tomamos o café eu comentei, que na noite anterior vi no Google a "Feira de São Joaquim". Um lugar que é frequentado principalmente pelos moradores de Salvador. Sugeri de irmos conhecer. Ou então irmos ao Mercado Modelo, uma vez que ontem ele estava fechado. Os meninos aprovaram a ideia. Após o café, descemos e chamei o Uber.

Quando estávamos a caminho, o motorista perguntou se a gente já conhecia a feira. Falamos que não. Então ele deu várias recomendações. Para tomar cuidado pra não nos perdermos. Que a feira parece um labirinto, que se não prestarmos atenção a gente poderia sair em uma rua indesejada. Entendemos o recado. Eu falei pra ele que achava que era igual o Mercado Modelo. Tipo um barracão. Ele falou que não! Chegando, ele parou do outro lado da avenida. Nos mostrou onde a gente iria andar. E quando fosse pedir o Uber era pra falar que a gente estava na "segunda sinaleira". E ficamos parados. Ele falou novamente pra gente marcar por onde entramos e tomar cuidado para não nos perdermos. Numa dessa a gente já estava ressabiados (afinal muita insistência para termos cuidado). Explicou novamente o que falar para o motorista do Uber. Nós falamos que entendemos - Segunda sinaleira. E continuamos sentados. Então ele falou que era pra gente descer, que era ali o ponto de chegada. Os três bestas feito estátuas no banco traseiro do carro 😂

Descemos, atravessamos a avenida e começamos a nos embrenhar por entre as barracas.

Meu Deus! Que lugar era aquele. Onde fomos nos meter, pensei. Corredor apertado. Chão molhado. Alguns pontos com barro. Gente pra lá e pra cá. Barracas com: peixe, camarão, frutas, verduras, temperos, gaiolas com galinhas (Bruno disse que viu com pombas), velas e mais velas. Tinha de tudo. E devia ter muito mais. Porque tinha lugar pra virar pra tudo quanto era lado. A gente grudado um no outro, com medo de se perder. Decidimos sair de lá e ir para o Mercado Modelo.

Encostamos em um cantinho e eu chamei o Uber que Graças a Deus chegou rapidinho. E achei que fosse perto, mas a Feira de São Joaquim até que é longe do Mercado Modelo. O trânsito estava bem movimentado. Aliás, notamos que o trânsito de Salvador é sempre bem movimentado e agitado. Zé ia surtar.rsrs

Quando chegamos no Mercado, a tranquilidade voltou para o nosso semblante.rsrs Como o motorista nos deixou na lateral, conhecemos o barracão que até então eu nem sabia que existia.

Ficamos no Mercado vendo o que faltava comprar de lembrancinhas. Saímos pela lateral que dá para o mar. Fomos ver a vista que é maravilhosa!

De lá fomos nós, mais uma vez - provavelmente a última - pegar o Elevador Lacerda, subimos e fomos almoçar no mesmo restaurante de quarta-feira.

Hoje o restaurante estava bem tranquilo. Deu para conversar com calma com a Dona Lúcia, que é a dona.

Após almoçar saímos caminhando pelas ruas. Chegamos no Pelourinho. Queríamos ver aquele lugar mais uma vez. Pela última vez!

Hoje o carrinho de suco de "limão com coco" estava lá. Que suco delicioso. Tomamos sentados na escadaria da "Fundação Casa de Jorge Amado ". Ficamos uns bons minutos sentados, apreciando o movimento. Muito legal ficar ali. Engraçado, a gente acaba se contagiando com o ritmo baiano. Uma paz. Uma tranquilidade.

Vimos um pouco abaixo uma igreja que a gente não tinha ido conhecer. Descemos e fomos até lá. É a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Pagamos a entrada que dá direito a visitar a igreja, a sacristia e o quintal (fundo da igreja) onde fica um antigo cemitério de escravos. Tem ali uma estátua e informações da Escrava Anastácia.

Saindo da igreja voltamos para a Praça Terreiro de Jesus, para chamar o Uber. Mas antes decidimos voltar em um pequeno Sebo que fica na Praça da Sé. Garimpamos e encontramos alguns CDs raros.

Chamei o Uber e voltamos para o hotel. Subimos todos para o meu quarto para fazermos o check-in do voo de volta. Tudo certo! Os meninos foram para o quarto deles.

Na hora da janta, decidimos pedir algo do ifood. Passados uns minutos das 20h eles foram ao meu quarto para escolhermos os lanches. Comemos e ficamos conversando até 23h. Até que eles foram para o quarto deles dormir.

E assim encerramos mais um dia nessa cidade que amei conhecer!