domingo, 10 de setembro de 2023

Viagem Salvador - Dia 6: Casa do Carnaval - Pelourinho

Hoje foi nosso retorno no Pelourinho. Deixamos para hoje porque ouvimos dizer que o Olodum toca (outros dizem que ensaiam) de Sábado e Domingo. E programamos de voltar no Mercado Modelo também. Fizemos a lista para quem a gente ia comprar "um mimo" e lá a gente sabia que tinha tudo.

Como ontem eu não passei bem, os meninos falaram que, se eu não estivesse melhor hoje, a gente não saía. Mas, graças a Deus, acordei melhor. Acordei era 7h. Fiquei ajeitando as lembrancinhas que comprei e assisti novamente ao vídeo do "Rodrigo Ruas" dando dicas do que fazer em Salvador. Anotei para falar para os meninos.



vista da janela do corredor do 9º andar

Às 8h eu avisei que tinha acordado e estava bem. Às 9h a gente subiu para tomar café e às 10h estávamos descendo para chamar o Uber. O motorista nos deixou na Praça Terreiro de Jesus. Dali fomos no Caixa 24 horas. Precisava tirar uns trocados para pagar o Elevador Lacerda.



Feito isso fomos conhecer a Casa do Carnaval da Bahia. Tá aí um lugar pouco falado pelos Youtubers, e é um lugar maravilhoso! Ficamos mais de uma hora e meia lá dentro. 


Passamos no térreo onde ficam os mini bonecos, fantasias, máscaras, equipamentos e vídeos contando a história do carnaval. Logo que entramos pegamos um guia que estava começando o tour pelas salas, então acompanhamos. 










Subimos um andar e entramos em uma sala de cinema/ discoteca. Porque tem um telão com um narrador contando a história do carnaval e seus intérpretes e com muita música. E o telespectador pode dançar. Show! Assistimos a quatro vídeos: 1,2,3 e o 5.


Assistimos dois vídeos e subimos no terraço, onde tem uma lanchonete e banheiro. E uma vista privilegiada! Muito linda! Com exceção das casas e construções abaixo que tanto os telhados como as construções em si, estão muito feias. Aliás, percebemos em Salvador muitas construções em mal estado. São rebocos caindo. Paredes encardidas. Isso quando a construção não está desmoronando. Só acho que como ficam próximas de pontos turísticos, deveria ter um empenho maior da prefeitura em cobrar do proprietário uma manutenção. Ou a prefeitura mesmo dar algum tipo de incentivo para isso. Enfim, não é da minha conta, mas só relatando porque não dá para não ver esse desleixo.








Após as fotos, descemos na sala de cinema e vimos mais dois vídeos. Só não ficamos para ver os outros dois porque disseram que o Olodum iria se apresentar às 13h, e faltavam 15 minutos. 

Descemos para o Pelourinho. Chegando lá, tinha poucas pessoas. A Fundação Casa de Jorge Amado estava fechada, bem como algumas outras portas (pequenos comércios) que estavam abertos na quarta-feira. O Victor queria tocar tambor e perguntou quanto era pra tocar com uns rapazes que estavam ali na frente. E foram tocar. O Bruno, o Victor e um dos rapazes da banda. O outro ficou filmando. E eu fotografando. 


Como a gente não ouvia nada de barulho de Olodum, o Victor perguntou para um dos rapazes da banda que ele tinha acabado de tocar junto. O rapaz falou que tbm toca no Olodum e que eles tinham tocado ontem. Olha isso! Falaram pra gente que era no Sábado e Domingo😏

Voltando pela rua lateral, perguntei para uma moradora dali sobre o Olodum. Ela falou para eu ir reto e perguntar na "Casa do Olodum" que eles me diriam certinho o dia que iriam tocar. Chegamos no local e... Fechado 😏


Continuamos subindo, agora pensando em almoçar. Procuramos o outro restaurante da mesma dona do restaurante que almoçamos na quarta-feira. Encontramos e ali almoçamos.


Terminamos de almoçar e fomos em direção ao Elevador Lacerda.  Fomos abordados pela Leila, que a princípio eu fiquei com receio, mas depois vi que ela era de boa. Conversou uns cinco minutos (ou mais) com a gente.

Depois que fomos liberados pela Leila, já na entrada do Elevador Lacerda, eu parei pra comprar o sorvete de "nata goiaba", na sorveteria "A Cubana", outra indicação do "Rodrigo Ruas". Delicioso!


Descemos o Elevador Lacerda e chegando na cidade baixa, eis que o Mercado Modelo estava fechado. É... Hoje estamos dando com a cara na porta.rsrs

E voltamos ao Elevador Lacerda para subir. Chegando na parte alta, caminhamos em direção ao Pelourinho. Dessa vez para comprar o que a gente ia comprar no Mercado. Tinha poucos comércios abertos, o que chega a ser estranho, afinal é uma região turística. O que significa que turistas vão estar por ali. Depois que dão fama ao baiano.rsrs Compras feitas, chamamos o Uber.

Chegando ao hotel eu fui para o quarto. Descansar e colocar o celular pra carregar. Os meninos foram caminhar na praia. Bruno mandou essa foto que achei maravilhosa!


Faltando uns minutos para 21h nós descemos para jantar. Fomos do lado mesmo, comer pizza. A pizza deles tem uma massa bem fina, então não pesa. Eu não estava querendo abusar. Pedimos meia de "frango com catupiry" e meia "mista" e dessa vez de seis pedaços. Porque o Victor queria pizza doce. E nós entramos na dele.rsrs Para beber pedimos uma coca cola de 1 litro.


Bruno com óculos de sol porque estava com o olho inchado - alergia

Após comer, voltamos para o hotel. Cada um para o seu quarto. Eu fiquei pesquisando opções para fazermos no dia seguinte, porque estávamos sem ideias. 


Gastos de hoje:

📝 Uber do hotel ao Pelourinho: R$ 17,03
📝 Dona Baiana (refeição): R$ 22,32
📝 A Cubana (sorvete 1 bola): R$ 9,50
📝 Elevador Lacerda: R$ 0,15
📝 Uber Terreiro de Jesus ao hotel: R$ 20,04
📝 Restaurante O Rei da Carne do Sol: R$ 26,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!