sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Viagem Salvador - Dia 4: Praia do Forte

Se tem um lugar que estava nos nossos planos conhecer, era o Projeto Tamar. Desde o dia que chegamos começamos a pesquisar as formas de irmos. De Uber estava dando (+/-) R$ 130,00. Mais ou menos 1h30min de viagem. A Rosi, minha amiga, sugeriu ir de ônibus. Ela foi quando esteve em Salvador, mas vi que dava mais de quatro horas de viagem. Fora de cogitação.

Enquanto a gente voltou de Uber, na quarta-feira, o motorista sugeriu contratarmos um motorista para nos levar. Ele disse que faz esse trabalho, mas como ia arrancar dois dentes, então não daria pra ele. E passou o número do sobrinho dele. O Victor começou a trocar ideia com esse sobrinho. Ele cobrou R$ 450,00 para nos levar: Praia do Forte, Praia de Guarajuba, Ponta de Humaitá e na Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Lógico que ir de Uber ficaria mais barato. Mas para quem não sabe pra onde vai, melhor não arriscar, então contratamos o motorista.

Café da manhã

O nome dele é Leonardo. Ele nos pegou às 9h30min, no hotel. Eu fui na frente. Achei engraçado que o Leonardo, quando quer dizer que uma pessoa é extrovertida, desembaraçada, ele diz que a pessoa é "desenrolada". Não sei se é expressão do baiano.

Realmente, a Praia do Forte é bem distante. Victor até dormiu.rsrs O Leonardo nos deixou na vila e combinamos de o chamar quando estivéssemos prontos para ir para a praia de Guarajuba. Bruno passou protetor solar, pois a caminhada de ontem, até Rio Vermelho, judiou. Ficamos bem vermelhos (queimados).

Caminhamos no calçadão. Muitas lojas e restaurantes. Lugar bonito. E tranquilo. Ali a gente não sentia "risco" de ficar com o celular na mão, para tirar fotos. No final desse calçadão fica o Projeto Tamar.

Tinha uma pequena fila para comprar os ingressos. Na portaria eles carimbam uma tartaruguinha na nossa mão.

Entramos e ficamos maravilhados com as tartarugas. Tinha uma quase do meu tamanho 😮 Tinha filhotinhos de tartaruga e até tartaruga albina.

Tinha também tubarões e arraias. Eu achei que o espaço não é muito grande. Mas tudo muito organizado. E sinalizado.

Como o tempo estava fechado, inclusive chuviscou um pouco, decidimos ir para a praia de Guarajuba. Quem sabe até lá o sol resolve aparecer. Voltamos pelo calçadão e como já era 13h, compramos salgados para comer, enquanto chamamos o Leonardo.

Ele chegou e eu nem tinha terminado o primeiro salgadinho 😁 E comecei e terminei o segundo um pouco antes de chegarmos na Praia de Guarajuba. Logo que descemos uma funcionária da Barraca da Vanda nos abordou e levou até umas cadeiras e guarda sol. Nem ficamos procurando, até porque a gente não ia ter muito tempo. Combinamos com o Leonardo que dali umas duas horas a gente ia chamar ele.

A estrutura da barraca é muito boa. Tinha banheiro. Chuveiro. O preço também não estava muito ruim. Pelo menos não cobram o guarda sol e cadeiras, como foi na praia do Rio Vermelho.

Gostamos dali. Abriu sol. O mar estava calmo. O Bruno entrou no mar. Victor só ficou nas fotos. Eu não tinha colocado biquíni. E não quis colocar. O tempo estava instável. E também era pouco tempo. Fiquei só curtindo a paisagem e bebendo a caipirinha. Quando deu 15h30min, juntamos tudo, pagamos a conta, chamamos o Leonardo e voltamos para Salvador.

Pegamos bastante trânsito, tanto na ida, como na volta. Eu já estava preocupada que a gente não ia conseguir ver o pôr do sol. Mas deu em cima! Fomos direto para o Forte de Monte Serrat. O Leonardo nos mostrou o ponto onde a gente ia conseguir ver o pôr do sol, legal.

Pessoal posicionado para ver o Pôr do Sol

Assistir o sol se pôr é um espetáculo lindo! Eu fico impressionada e porque não... Comovida de ver as pessoas curtindo isso. Hoje em dia esse mundo está tão maluco. As pessoas valorizam cada coisa. Então ver as pessoas aplaudindo quando o sol se pôs totalmente chegou a me emocionar.

Voltamos para o carro e o Leonardo nos levou na Igreja do Bonfim, que fica bem próximo de onde a gente estava.

Igreja linda por fora. Por dentro não consegui ver porque estava tendo missa. Tiramos algumas fotos. Amarramos a fita e voltamos. Para o carro. Para o hotel.

Por ser aniversário do Bruno descemos para jantar. Fomos novamente no "Ânima delivery de massas" que fica no lobby do hotel. Dessa vez eu pedi talharim com molho bolonhesa.

Após o jantar fomos no mercadinho comprar um bolo e refrigerante. Subimos para o meu quarto e Victor fez chamada de vídeo com o Danilo/Henrique e Letícia para todos juntos cantarmos parabéns para o Bruno 🥳 Só cantaram, porque o bolo quem comeu fomos nós.rsrs

E assim finalizamos mais um dia da nossa viagem. E amanhã tem mais...

Gastos de hoje:

📝 Entrada Projeto Tamar: R$ 38,00

📝 2 salgados e 1 refrigerante no carrinho que fica no calçadão da Praia do Forte: R$ 17,00

📝 Caipirinha na Praia de Guarajuba: R$ 19,90

📝 Jantar no "Ânima delivery de massas": R$ 34,00

🚨 Praia do Forte é uma praia situada no distrito homônimo, no município de Mata de São João, no estado da Bahia, no Brasil. Dista cerca de 80 quilômetros da capital do estado, Salvador.

🚨 Sabia que o Leonardo ia fazer o valor em 2x no cartão de crédito. Só não entendi porque ele colocou 2x de R$ 230,00, sendo o correto 2x de R$ 225,00. Outra coisa que não gostei, foi que depois que ele tinha passado o valor de R$ 450,00, e a gente tinha fechado, ele falou que o pedágio era a parte também (a gente que pagava).