quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Como anda a minha espiritualidade



Na postagem anterior falei como anda a minha "religiosidade". Aqui falarei como anda a minha "espiritualidade" desde que deixei de ir ao Grupo de Oração.

Estranho o que vou falar, mas tenho me dedicado mais a oração. No grupo a gente orava muito. Mas eram sempre com as intenções disso ou daquilo. Era para o curso. Era para o evento. Era para a reunião. Tinha época que tinha que rezar uns três tipos de terços diferentes. Isso deveria aumentar minha espiritualidade, mas acabou sendo uma coisa mecânica e pior... Por obrigação.  

Começo a cuidar da minha espiritualidade desde quando acordo. Enquanto tomo café e me arrumo para o compromisso diário, ligo o YouTube nas homilias do Pe.Agnaldo de Jesus e Maria, Pe.Adriano Zandoná, Pe.Edmilson Moraes, Pe.Donizete Ferreira e Frei Gilson. E tem dia que ouço a oração do Pastor Bruno Leonardo. 

Tem hora que acho muita coisa ouvir cinco homilias, do mesmo evangelho. Problema é que cada um tem um jeito de falar. Cada um faz uma meditação diferente. E gosto dessa diversidade. Porém, com isso já vai uns 40 minutos do meu dia. Não que seja muito, mas eu acho que devia usar esse tempo para orar por mais tempo. Ou para ler a Bíblia. 

Tenho feito oração matinal, onde agradeço a Deus pela minha vida, pela minha saúde, por todos e por tudo. E peço a proteção: física, mental, emocional e espiritual para mim, e para todos meus familiares. 

E tenho rezado, quase todos os dias, o "Terço da Divina Misericórdia", pelas intenções de sempre e por alguma específica. Até novena eu andei fazendo.😮 

O que eu mudei em relação à oração, ao terço e a novena, é que nem sempre faço de joelhos. Em casa!

Já fiz ainda deitada na cama. Já fiz indo para o trabalho. Já fiz no ônibus (quando vou ficar com o Henrique). Já fiz enquanto almoçava.

Quem diria. Eu orando dessas maneiras. Confesso que eu criticava quando alguém falava que rezava o terço enquanto caminhava. Enquanto estava no ônibus. Eu dizia: _ Eu não consigo. Ou faço uma coisa, ou outra. 

Isso quando não dizia que achava que Deus espera que fiquemos quietos em algum canto e nos dediquemos somente a Ele, então orar assim não teria validade.

Às vezes ainda penso que precisa ser desse jeito. E converso com Deus para caso Ele não queira que seja como estou fazendo, caso Ele queira que eu defina um horário para conversar com Ele... Para me dizer. Enquanto isso eu sigo fazendo quando e onde posso. Porque se não fizer assim, pode acontecer de acabar passando. E se passar um dia, vai passar dois, três... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!