sábado, 21 de janeiro de 2023

Jornada Psicanalítica 2023

Comentei no início do ano, aqui no meu blog, que estou com novos projetos em mente. Um deles é fazer um curso para me tornar Psicanalista. Imagino que muitos devem pensar que é o oposto do que sou hoje: Contadora. 

Mas vou contar uma história que muitos já sabem, ou pelo menos quem me ouve sabe. Quando eu terminei o colegial, isso em 1985 eu prestei vestibular para a faculdade de Psicologia. Era o que eu queria fazer. Porém, naquela época, em minha cidade tinha duas faculdades: PUCC e Unicamp. A primeira era (e continua sendo) muito cara. A segunda era (não sei se ainda é assim) período integral. Sendo assim eu não podia prestar em nenhuma das duas. Não ganhava o suficiente para pagar a primeira. E precisava trabalhar, então nem pensar na segunda. Enfim, prestei na faculdade da cidade de Itatiba. Eu saía do trabalho, pegava o ônibus na rodoviária e ia até lá. Fui cinco vezes. Me inscrever para o vestibular. Prestar o vestibular. E fui ver se meu nome estava na lista até a 3a chamada. Nesse meio tempo fui percebendo que eu não ia conseguir prosseguir, caso conseguisse entrar. Então deixei pra lá.

Os anos passaram... Muita coisa aconteceu. Casei. Separei. Comecei a trabalhar em um escritório e para trabalhar no departamento que eu estava era necessário ter faculdade de "Ciências Contábeis". Fiz!

Amo contabilidade. Mas o meu desejo de conhecer um pouco mais sobre a mente do "ser humano" continuou.

Então ano passado, passei a ser voluntária no "Pequeninos do Senhor" da igreja a qual pertenço. E lá conheci a Luciana e o Amauri. Um casal maravilhoso! Conversando com a Luciana, fiquei sabendo que os dois são Psicanalistas e quis saber mais. Antes de investir meu tempo e dinheiro no curso de formação, vou primeiro assistir alguns cursos online (gratuitos) para ver se é isso mesmo. 

Fiz um cadastro na "Escola Freudiana de Vitória" para assistir o curso abaixo que aconteceu hoje, o dia inteiro. Todas as palestras foram muito interessantes. Algumas linhas da psicanálise eu gostei mais. Outras, menos. Vi que precisa ter muita disciplina. E estudar muito. 


 Conteúdo:

01 – Apresentação do Congresso Internacional de Psicanálise

02 - Psicanálise, sua história e o tripé Psicanálitico – Prof. Alberto Mário Poltronieri

Psicanálise é uma ciência => Psico-análise => Psicanálise

Comprovado a existência do inconsciente no psiquismo humano

Inconsciente guarda informações que não acesso quando quero.

Psicanálise é a cura pela fala, reforçada por Freud e por Lacan

O Psicanalista precisa ter conhecimento teórico, passar por análise pessoal e ter supervisão

Metodologia: livre associação

Objeto de trabalho:

Segundo Freud a Psicanálise não pode ficar presa a nenhuma outra ciência: medicina, psicologia, etc.

Profissão de pessoas leigas que curam almas – Freud

03 - Estruturas: Aprofundamentos conceituais na Psicanálise: Neurose, Psicose e Perversão – Profa. Adriana Siquara

Material nos favoritos

Indicações de Livros:

Dicionário Amoroso da Psicanálise – Elisabeth Roudinesco

Neurose Fóbica => O pequeno Hans

Neurose Obsessiva => O Homem dos Ratos

Neurose Histérica => O Caso Dora

Psicose – O Caso Schreber

Psicose - Aimée

Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan – Marco Antonio Coutinho Jorge

A Personalidade Normal e Patológica – Jean Bergeret 

A psicanálise trabalha com a individualidade da pessoa.

Estruturas clínicas: Neurose, Psicose e Perversão

Neurose: Obsessiva, Fóbica, Histérica.

O que eu não resolvo na minha mente (no meu psiquismo) vai refletir no meu corpo

Complexo de Édipo => acontece dos 3 a 5 anos de idade

Insatisfação => Por quanto tempo você fica satisfeito quando conquista algo?

Psicose: O Psicótico não sabe nomear as faltas. Tende a ter questões simbióticas com a mãe/cuidadora.

Indicação: Série: bates Motel

Perversão: Coloca máscara social moralista e por trás faz aberrações.

04 - Crianças e Adolescentes: As especialidades da clínica psicanalítica nos padecimentos psíquicos – Elizandra Souza

Juventude transviada (1955) – Jim (James Dean) encarna justamente o sentimento de impotência, de dúvida e de falta de sentido dessa mesma juventude.

Freud – Lacan – Anna Freud, Melaine Klein, Winnicott

A doença não deve ser privilegiada em detrimento do sujeito

05 - A clínica Psicanalítica e as contribuições de Donald Winnicott – Maria Teresa (Teca) Mendonça

06 - Psicanálise intercultural: O atendimento aos imigrantes, expatriados e profissionais em transição de carreira – Lucia Maria Godoy

07 - Tanatologia: A psicanálise na elaboração do luto – Maria Imaculada Poltronieri

08 – A hipnose na clínica Psicanalítica – Rachel Poubel de Souza

09 – Psicanalise & Sexualidade – Marília Ost Linhalis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!