sábado, 5 de junho de 2021

O Sol é para todos

No livro em muitas conversas, palavras são ditas, que servem para os dias atuais. Que nos levam a reflexão. E que eu transcrevi abaixo:

 "Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela." Pág. 43

💬

_Quase todo mundo acha que está certo e que você é que está errado. - disse Scout.

_Essas pessoas certamente têm o direito de pensar assim, e têm todo o direito de ter sua opinião respeitada - considerou Atticus. _Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa. Pág.136

"Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar. E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo." Pág.144

💬

Quando nos deu os rifles de ar comprimido, Atticus não quis nos ensinar a atirar. Mas tio Jack nos mostrou os princípios básicos e explicou que nosso pai não gostava de armas. Um dia, Atticus disse a Jem:

_ Preferia que você atirasse em latas no quintal, mas sei que vai atrás dos passarinhos. Atire em todos os gaios que quiser, se conseguir acertá-los, mas lembre-se: é pecado matar - um rouxinol.

Foi a única vez que ouvi Atticus dizer que alguma coisa era pecado e comentei com a Srta.Maudie.

_ Seu pai tem razão. O rouxinol não faz nada além de cantar para o nosso deleite. Não destrói jardins, não faz ninho nos milharais, ele só canta. Por isso é um pecado matar um rouxinol. Pág.119 

"Os sentimentos dele ainda não foram corrompidos. Quando crescer mais um pouco, não vai mais ficar mal e chorar ao ouvir certas coisas. Pode ser que ache as coisas meio erradas, digamos, mas não vai chorar, não quando ficar mais velho." Pág.254-255

 💬

_ Olha, Jem, eu acho que só existe um tipo de gente: gente. - disse Scout.

_ Eu também achava isso - Jem disse, por fim -, quando tinha a sua idade. Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros? Scout, acho que estou começando a entender uma coisa. Acho que estou começando a entender por que Boo Radley ficou trancado em casa todo esse tempo... É porque ele quer ficar lá dentro. Pág.287

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!