domingo, 13 de junho de 2021

Adoráveis Mulheres

Assistimos este filme ontem, depois do filme "Menino do Rio" (que assisti sozinha). Escolhemos este por ser filme de época, e pelo elenco. Ah, está no catálogo da Netflix.


Título original: Little Women

Data de lançamento: 02 de abril de 2021 na Netflix / 1h 55min

Direção: Gillian Armstrong

Roteiro: Robin Swicord

Elenco: Donal Logue, Winona Ryder, Trini Alvarado

Gênero: Drama

Sinopse: Durante a Guerra Civil, uma mãe com 4 filhas passa por graves problemas financeiros, enquanto o marido está na frente de batalha. A mais intelectualizada das irmãs, que sonha ser escritora, é cortejada por um rico vizinho, mas quando este se declara ela o rejeita e vai morar em Nova York, onde se envolve com um professor. Mas quando chega a notícia de que o estado de saúde de uma de suas irmãs piorou consideravelmente, ela retorna para casa.

Fonte: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-12391/

Começamos a assistir porque vimos no elenco o nome de Winona Ryder (Jo March), mas o filme está repleto de grandes atores como: Kirsten Dunst (Amy March), Susan Sarandon (Margareth March- a mãe), Christian Bale (Laurie) e Gabriel Byrne (Friedrich). Netflix peca um pouco neste quesito. Quantos filmes já assisti e me surpreendo ao ver atores não citados, ou até mesmo alguma coisinha que, se fosse inserida na sinopse, com certeza chamaria mais a atenção para o filme. 

Mas não estou aqui para falar da Netflix e sim do filme. Como o filme é de 1994, a atriz Kirsten Dunst tinha 12 anos. E para representa-la mais velha é substituída pela atriz Samantha Mathis.

Para quem já assistiu ao filme e quer relembrar, em “Mais informações” copiei todo o enredo. 

O filme centra-se nas irmãs March: a bela Meg, a tempestuosa Jo, a tenra Beth e a romântica Amy, que estão a crescer em Concord, Massachusetts, durante e após a Guerra Civil Americana. Com o pai longe lutando na guerra, as meninas lutam com problemas maiores e menores sob a orientação de sua mãe de força de vontade, carinhosamente chamada Marmee. Como forma de escapar de alguns dos seus problemas, as irmãs adoram se apresentar em peças românticas escritas por Jo em seu teatro no sótão.

Vivendo ao lado da família o rico Sr. Laurence, cujo neto Theodore, apelidado de "Laurie", se muda com ele e se torna um amigo próximo da família March, particularmente Jo. Laurence torna-se um mentor de Beth, cuja requintada peça de piano lembra-o de sua filha falecida, e Meg se apaixona pelo professor de Laurie, John Brooke.

Quando o Sr. March é ferido na guerra, Jo vende o cabelo para que Marmee possa comprar uma passagem de trem para viajar até o Sr. March e cuidar de sua saúde. Enquanto Marmee está fora, Beth continua as visitas de Marmee a uma família em dificuldades para lhes fornecer comida e lenha. Durante este tempo ela contrai escarlatina da criança da família. Aguardando o retorno de Marmee, Meg e Jo, que antes sobreviveram à escarlatina, mandam Amy embora para viver em segurança com sua tia March. Temendo que ela também possa contrair a doença, Amy lamenta para Laurie que ela pode morrer sem nunca ser beijada. Laurie promete a Amy beijá-la antes que ela morra caso ela fique doente. Antes da doença de Beth, Jo tinha sido a companheira de tia March durante vários anos e, embora estivesse insatisfeita com sua posição, ela tolerava isso na esperança de que sua tia um dia a levasse para a Europa. Quando a condição de Beth piora, Marmee é convocada para casa e a amamenta para a recuperação bem a tempo do Natal. Laurence dá o piano de sua filha para Beth, Meg aceita a proposta de John Brooke e March surpreende sua família voltando para casa depois da guerra.

Quatro anos se passam; Meg (agora com vinte anos) e John se casam, e a saúde de Beth está se deteriorando constantemente. Laurie se forma na faculdade, propõe a Jo (agora com 19 anos) e pede para ela ir para Londres com ele, mas percebendo que ela pensa nele mais como um irmão mais velho do que como um amante, ela recusa a oferta dele. Jo mais tarde lida com a decepção adicional de que tia March decidiu levar Amy, agora com 17 anos, para a Europa, em vez de Jo, pois Amy agora trabalha como companheira de tia e tia March deseja que Amy continue sua formação como artista. Na Europa. Esmagada, Jo parte para a cidade de Nova York para buscar seu sonho de escrever e vivenciar a vida. Lá ela conhece Friedrich Bhaer, um professor alemão quem a desafia e estimula intelectualmente, a apresenta à ópera e à filosofia, e a encoraja a escrever histórias melhores do que os melodramas vitorianos escabrosos que ela escreveu até agora.

Na Europa, Amy se reencontra com Laurie. Ela fica desapontada ao descobrir que ele se tornou dissoluto e irresponsável, e repreende-o por tê-la feito apenas para se tornar parte da família March. Em troca, ele a repreende amargamente por cortejar um de seus ricos amigos de faculdade para se casar com dinheiro. Ele deixa uma carta para Amy pedindo-lhe que espere por ele enquanto ele trabalha em Londres para seu avô e se torna digno dela.

Jo é convocada para casa para ver Beth, de dezoito anos, que finalmente morre dos efeitos persistentes da escarlatina (doença cardíaca presumivelmente reumática) que a atormentaram nos últimos quatro anos. Uma entristecida Jo se retira para o conforto do sótão e começa a escrever sua história de vida. Após a conclusão, ela envia para o professor Bhaer. Enquanto isso, Meg dá à luz aos gêmeos fraternos Demi e Daisy.

Uma carta de Amy informa à família que tia March está doente demais para viajar, por isso Amy deve permanecer na Europa com ela. Em Londres, Laurie recebe uma carta de Jo na qual ela o informa da morte de Beth e menciona que Amy está em Vevey, incapaz de voltar para casa. Laurie imediatamente viaja para o lado de Amy. Eles finalmente retornam para a casa de março como marido e mulher, para surpresa de Jo e eventual deleite.

Tia March morre e ela deixa Jo em sua casa, que ela decide converter em escola. O professor Bhaer chega com as provas impressas de seu manuscrito, mas quando ele erroneamente acredita que Jo se casou com Laurie, ele parte para pegar um trem para o oeste, onde ele se tornará professor. Jo corre atrás dele e explica o mal-entendido. Quando ela implora para ele não sair, ele propõe casamento e ela aceita alegremente.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Little_Women_(1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!