segunda-feira, 7 de junho de 2021

Sessão de Terapia - Ana e João

1ª temporada

Ano de Lançamento: 2012

Direção: Selton Mello

Roteiro: Jaqueline Vargas

Elenco: ZéCarlos Machado, Selma Egrei, Maria Fernanda Cândido, Sergio Guizé, Mariana Lima e Andre Frateschi, Bianca Muller e Maria Luísa Mendonça.

Gênero: Drama

O terapeuta é Theo Cecatto (Zécarlos Machado). Ele tem 55 anos e é psicólogo. Casado com Clarice (Maria Luísa Mendonça) e pai de três filhos. Ele mora com sua família em São Paulo, na mesma casa onde fica seu consultório.



Quinta-feira. Sessão das 17h. Pacientes: Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi).

Ana, 38 anos, executiva. João, 35 anos, ator.

O casal procura Theo devido a uma gravidez indesejada: João quer o bebê. Ana quer o aborto.

Ela sustenta a família e ele não se conforma com a situação.

A sessão começa com João, já na sala com Theo, tentando falar com Ana, que está atrasada para a sessão. Ela chega uns minutos atrasada. Ana disse que teve contratempo no trabalho e pegou trânsito. João estranha que ela está com uma roupa diferente da que saiu de manhã.

Os dois discutem o tempo todo, com Theo observando. Ana acaba falando para João que tinha ido conversar com um médico, amigo. E João faz insinuações dela com este amigo. Percebe-se que ele é muito ciumento. E opressivo, fazendo com que Ana minta muitas vezes.

O que ele não entende é que Ana fez tratamento para engravidar durante cinco anos, e quando a gravidez acontece, ela quer abortar. Ana diz que quando fez isso ela não tinha uma carreira. Que os tempos eram outros. Diz também que ela precisa trabalhar, pois é ela que está sustentando a família. João joga na cara dela que, quando ela estava casada, e traiu o marido com ele, nessa hora ela achava que ele era bom o suficiente e agora o estava menosprezando.

Enfim foi um festival de DR, ou lavar a roupa suja na frente de Theo. Muito tenso quando João grita com Theo, dizendo que só quer uma posição do Theo sobre se eles devem ou não praticar o aborto. E encurralado, Theo diz que sim. Mas, no momento seguinte, ele explica que João é tão opressor, que força a outra pessoa a tomar atitudes, ou falar coisas que muitas vezes não quer, mas o faz, para fazê-lo calar.

Essa sessão foi muito tensa. Eu não sei como o Theo aguenta. Aliás, após o casal sair, Theo faz uma ligação (provavelmente para a terapeuta dele) para marcar uma sessão de terapia. Depois desses pacientes, precisa, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!