terça-feira, 9 de março de 2021

Minha História - Michelle Obama

Quando menina, o mundo de Michelle Robinson se resumia ao bairro de South Side, em Chicago, onde ela e o irmão, Craig, dividiam um quarto no apartamento da família e brincavam de bola no parque. Seus pais, Fraser e Marian Robinson, a criaram para que fosse sincera e destemida.

A vida logo a levou para muito mais longe - aos corredores da Universidade Princeton, onde soube pela primeira vez o que era ser a única mulher negra em uma sala de aula, e em seguida à moderna torre de escritórios onde trabalhava como uma dinâmica advogada corporativa. Foi ali, numa manhã de verão, que um estudante de direito chamado Barack Obama apareceu em seu escritório e subverteu todos os planos que ela tinha cuidadosamente traçado para si.

Aqui, pela primeira vez, Michelle Obama descreve os primeiros anos de seu casamento, quando teve de lutar para conciliar trabalho, família e a movimentada carreira política do marido.

Ela nos mostra as conversas íntimas que teve com Barack Obama, quando ele ponderava se deveria concorrer à presidência e, depois, sobre o papel que ela assumiria como uma figura popular, ainda que muitas vezes criticada, durante a campanha.

Narrado com elegância, bom humor e uma sinceridade incomum, ela nos apresenta um relato vivido nos bastidores da chegada histórica da família ao centro das atenções mundiais, e a vida na Casa Branca durante oito anos cheios de significado - em que ela passa a conhecer seu país, e seu país, a conhecê-la.

Minha História nos conduz das modestas cozinhas de Iowa aos salões de baile do Palácio de Buckingham; dos momentos de tristeza profunda aos de incrível resistência.

Ele nos faz conhecer a alma de uma mulher singular e original, conforme ela luta para viver de forma autêntica, canalizando sua voz e sua força a serviço de um conjunto de ideais mais elevados.

Ao contar sua vida com honestidade e coragem, ela nos propõe um desafio: quem somos nós, e quem desejamos ser?


Michelle Robinson Obama, exerceu o cargo de primeira-dama dos Estados Unidos entre 2009 e 2017.

Formada na Universidade de Princeton e na Escola de Direito de Harvard, iniciou a carreira como advogada na firma de advocacia Sidley & Austin, onde conheceu seu futuro marido Barack Obama. Ela posteriormente trabalhou na prefeitura de Chicago e no Centro Médico da Universidade de Chicago. Michelle Obama também fundou em Chicago a filial da Public Allies, uma organização que prepara jovens para seguir carreira no serviço público.

O casal Obama vive atualmente em Washington, DC, e tem duas filhas, Malia e Sasha.

***


Peguei este livro emprestado com a Eliane. Comecei a ler no dia 11 de janeiro e terminei na última sexta-feira. Apesar de ter 440 páginas (sendo 20 delas com fotos), este não foi o motivo para ter demorado tanto para ler. É que eu fazia a leitura na minha hora de almoço. Lia um capítulo por dia. O livro está dividido em 24 capítulos, mas teve capítulo com mais de 25 páginas. Por mais que eu quisesse continuar, não dava, pois iria avançar demais o horário.

Lendo a sinopse já dá para ter uma ideia da riqueza que é conhecer a história dessa mulher incrível. O que mais me impressionou foi a dedicação e preocupação dela, com as filhas. 

Foi muito emocionante viajar na história da vida dela, conhecer um pouco mais Barack Obama (e se já era fã dele, fiquei mais ainda), ver um pouco de como é viver sob os holofotes. As coisas boas e ruins. 

No início da leitura eu anotei alguns trechos. Vou compartilhar dois:

"Tenho uma lembrança – que, como a maioria das lembranças, é imperfeita e subjetiva – que foi recolhida há muito tempo, como uma conchinha catada na areia da praia e guardada no bolso da minha mente."

Pág.104

"A essa altura, eu me considerava basicamente trilíngue. Dominava o dialeto relaxado e espontâneo do South Side de Chicago, o discurso empolado das universidades de ponta da Ivy League e agora falava juridiquês também."

Pág.110

Por esses trechos pode-se ter uma ideia do conteúdo do livro. Fiquei encantada com a narração da autora. Ela consegue nos envolver na sua história. Cheguei a chorar, a ficar tensa e a ficar com raiva em algumas partes. Fora que ela escreve muuuuito bem. Para mim, Michelle é um exemplo de filha, irmã, esposa, mãe, amiga e profissional. Papéis que ela soube representar com muita dedicação.

P.S. E para quem não sabe, tem também o filme deste livro. Recomendo!

3 comentários:

  1. Maravilhosa 🥰🙏🏻sou fã tbm é preciso confessar que tbm chorei e fiquei com raiva.

    ResponderExcluir
  2. Pelos relatos dela a gente conhece um pouco a "sujeira" no meio político, bem como das mídias. Fiquei muito "p" da vida quando ela fala daquele discurso que fez... Que pegaram somente um trecho e utilizaram para a detonar.

    ResponderExcluir
  3. Vdd, com certeza foi a parte que mais me impactou, pq infelizmente a mídia se apega a pequenas partes fora de contexto.

    ResponderExcluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!