quarta-feira, 3 de março de 2021

No trabalho, melhor surpreender que ser surpreendida

Um conselho! Se um dia pensar e planejar sair do trabalho, não o diga ao patrão, muito menos aos colegas de trabalho. Não muito antes de começar a cumprir o aviso prévio. Que geralmente já é um porre cumprir. Tenho duas experiências e vou relatar.

Em Julho de 2011 trabalhei por menos de dois meses em um escritório perto do Guarani. Eu não fui registrada porque estava recebendo o seguro desemprego. 

Uma tarde fui fazer uma entrevista em uma clínica e falei a verdade para o patrão. Pra quê? Depois desse dia, ele ficava sempre perguntando se eu ia sair. Ou quando eu ia sair. Eu nem sei por que o patrão me contratou. O escritório tinha poucos clientes e somente um funcionário em cada departamento. No fundo acho que ele não precisava de mais uma pessoa no departamento contábil. Deve ter se arrependido. 

Tudo naquele escritório era incerto. Começava pelo casamento do patrão e se o escritório teria continuidade, pois o imóvel era da esposa dele. Soube que tempos depois ele se separou e o escritório fechou.

Estou passando por situação semelhante no escritório atual. Estou planejando sair. Os motivos são os mais variados: Cuidar do meu ombro, Zé aposentou, em breve minha irmã Adriana vai mudar de perto da casa da minha mãe, teremos que ver da minha mãe ir morar perto de uma das outras filhas e terei que ter mais tempo para ajudar com as tarefas e cuidados com ela. E têm também conflitos interiores com relação algumas pessoas dentro do escritório.

Se eu não tinha certeza se iria sair, hoje sou impulsionada a pedir demissão. Por quê? Ano passado, no início da pandemia, quando tivemos que ir para casa, uma das colegas que era de outro departamento ficou preocupada, pois o departamento dela não tem seguimento em home-office. Como eu tinha muito trabalho e estava sozinha no departamento, passei para ela extratos bancários para serem contabilizados. E ensinava ela de casa, o que e como fazer.

Voltamos para o escritório e continuei ensinando. Tanto que ela deixou de fazer o trabalho para o qual que ela foi realmente contratada. 

Um dia comentei que estava ensinando porque pretendia sair. A reação não foi de tristeza. E sim de ansiedade. Falei que vou ficar até meados de Abril. Por que esta data? Porque eu tinha viagem marcada para o Peru no dia 20. E, desde o dia que falei, vira e mexe ela pergunta quando eu vou falar com o patrão. Esses dias eu perdi a paciência (e lógico, fiquei chateada com tanta ansiedade em me ver fora), e falei que Aviso Prévio a gente pede um mês antes. E não dois/três.

E olha que não me considero uma colega de trabalho chata. Ela mesma já comentou que espera que, se o patrão contratar outra analista, que tomara ela seja igual a mim. Paciente para ensinar. Então não sei por que tanta pressa em me ver fora.

Enfim, dizer muito antes que tem planos de pedir demissão do trabalho, não é uma boa. Podem querer te ver fora antes mesmo da hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!