terça-feira, 23 de março de 2021

Aniversário Shirlei

E hoje é aniversário da minha irmã mais velha. A Shirlei. Ela é a mais velha de todos os irmãos. Mas velha por escala, porque não aparenta a idade que tem. E se sorrisse mais, ia parecer mais nova ainda.

A Shirlei exerceu um papel de mãe pra mim. Por ser mais velha, claro que ela carregou mais carga que todos os outros.

Tenho uns flashes da minha infância dela cuidando de nós. Ela nos colocando para tomar banho. Vejo uma bacia com água no quintal. Coitada, ela devia dar banho na gente e meia hora depois, a gente devia estar tudo encardido.

Tem um outro episódio, de quando a gente morava no que eu acho que era uma favela. Lembro das casas (barracos) tudo apertado. Sem ruas. Um dia o carro da vacina chegou e a Shirlei foi nos pegar para tomar a vacina. Fugi. Eu e o Marcos. Não sei dos outros. Ou seja, demos trabalho para ela.

Ah, lembro muito dela estendendo roupas no varal e cantando. “Chuva cai, e eu tão só. Olhando, a chuva, comecei a chorar...” E outras.rsrs

Quando eu já estava mais crescida, lembro que brigava bastante com a Shirlei. Também, ela colocava a gente para ralar de final de semana. Tinha que arear as panelas. Ou lavar roupas. Mas sei que ela estava apenas cumprindo o papel dela de mãe. Mas que eu brigava, brigava.

De vez em quando tinha uns arranca rabo com ela porque ela não emprestava as roupas dela. A Shirlei sempre foi de se vestir bem. Até hoje é assim. Ela tinha umas roupas muito bonitas. Eu pedia. Ela não emprestava.

Mas minhas brigas com ela eram só de palavras. Nada muito pesado. Naquela época não podia. E a gente nem sabia o significado de uns palavrões também. Fui entender o significado de “puta que pariu” já estava na adolescência, ou já adulta. A gente falava outra palavras, por exemplo: lazarento. Nem sei o que significa.

Por ter sido mais uma mãe pra mim (uma mãe que eu respeitava, mas que podia brigar também.rsrs), não tive muitos momentos de diversão com a Shirlei.

E isso me faz pensar que triste foi para ela. Porque teve irmãs, mas não teve.

Ela casou cedo. Lembro de quando ela ficou grávida da Elen. E depois da Eliane. Cheguei a ficar com ela quando ela estava de dieta, após ter a Eliane.

No início de 1991 ela foi para o Japão. Para trabalhar. Foi ela, a Adriana, o Sergio e o Sandro. Ficou lá um pouco mais de 01 ano (não tenho certeza do tempo). Tempo suficiente para conseguir comprar uma casa. A mesma em que vive.

A Shirlei, além de se vestir bem, também é de se cuidar. Admiro isso nela. Sempre que pode ela está com as unhas feitas. Tem uma letra bonita e escreve bem. Uma vez ela mandou uns e-mails que eu fiquei boquiaberta com a linguagem e pontuação. Ela também é muito inteligente. Todo trabalho que arruma, logo já está em um cargo de confiança. 

É muito cuidadosa com a casa (às vezes acho que até demais) e cozinha muito bem também.

Agora se tem uma coisa que todos são unânimes em dizer quando falamos da Shirlei, é que ela tem rodinhas nos pés. Gosta de um passeio que nunca vi.

E hoje que ela está completando mais uma primavera, meus desejos são para que Deus a abençoe imensamente. E que os desejos que ela guarda no coração possam ser realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!