terça-feira, 21 de abril de 2020

Tia Susie

Sonhei com ela. Por isso resolvi escrever.
Tia Susie (ou Suzie) é Yatie. Segunda irmã da minha mãe.
Ao voltar no tempo, a primeira coisa que me vem à mente sobre a tia Susie é esta cena: Eu e mais crianças (irmãos e primos) em um quarto. A tia Susie estava sentada na cama e o tio Aderico (marido dela) acariciando os cabelos dela. Uma expressão de carinho que provavelmente eu nunca tinha presenciado antes. Fiquei encantada e ali, percebi que minha tia era uma mulher especial. Muito querida! Muito amada!
Quando ela morava no fundo da casa da minha avó, com o tio Aderico, a Paty e o Binho, eu passava alguns dias com eles. Não sei se era nas férias escolares. Ou se era no final de semana.
Quando eu era criança, vivia na casa da tia Susie e da tia Maria. Sei que um pouco para ajudar elas a cuidar dos bebês. Mas, eu ia também porque minhas tias tinham condições (financeiras) melhores e assim, ficando com a gente, aliviava um pouco pra minha mãe. Era uma mão lavando a outra.rsrs
Nesse tempo que eu ficava na casa da tia Susie, lembro de passar fraldas. Eu adorava! Assim como adorava a Paty.
Lembro também que a mesa da tia estava sempre com guloseimas em cima. Estava sempre pronta para bem servir os de casa, e quem ali chegasse.
Era gostoso ir na casa dela porque via minha vó e meu vô também.
Com o passar do tempo eu fui deixando de ir à casa dela. Eu cresci e os primos (filhos dela) também.
Depois a tia Susie mudou para uma casa maior, e não tão longe da outra. Mas, dessa casa já não tenho tantas lembranças.
A tia Susie sempre esteve presente na minha vida. No meu casamento. Com os meus filhos. Estava sempre presente e sempre nos dando presentes. Ela foi - e ainda deve ser - muito criativa, e depois que aposentou começou a fazer um pouco de tudo. Ganhei chinelinho de quarto. Ganhei roupão. Toalha bordada. Tudo que ela dava tinha um toque pessoal.
Teve outros momentos que tive muito contato com a tia. Quando ia ao bazar, em que ela e minha mãe eram sócias. Eu ia muito quando o Bruno era bebê. Em outro momento foi quando minha vó ficou muito doente. Como a tia Susie mora do lado da tia Janete, quando eu ficava com minha vó, acabava vendo e conversando com a tia Susie. Ela também esteve muito presente quando me separei. Ela me deu alguns conselhos. Me apoiou. Ficou comigo, sentindo a minha dor.
Hoje não temos muito contato. Não sei qual o momento, e por que nos afastamos tanto. Ultimamente a gente se encontra só nas comemorações.
Eu tenho um sério problema. Não vou à casa das pessoas porque acho que vou incomodar. E com a tia Susie não é diferente. Ser assim, me afastou de muitas pessoas.
Mas, afastou fisicamente, pois estão muito próximas do meu coração.
E a tia Susie é uma dessas pessoas. Só Deus sabe a gratidão que tenho, por ela ter cuidado de mim, quando eu nem sabia.
Tem gente que é assim... Fez uma enorme diferença na vida de alguém e nem se dá conta disso!
A tia Susie foi e sempre será uma tia muito querida. E estará para sempre no meu coração ♥

2 comentários:

  1. Eu também essas lembranças da sua tia Susie, mas não sei pq lembro dela muito brava, Por que será?
    Talvez ela tenha repreendido alguma travessura coletiva , crianças reunidas nos almoços de domingo ora ou outra merecem uma repreensão, e eu por não estar de passagem e sem conhecer a dinâmica da família guardei essa lembrança . Ela sempre foi muito atenciosa e carinhosa com a minha mãe. A Janete também. Se vc tiver oportunidade diga à elas que mandei lembranças(pouco antigo isso?). Um super abraço pra ti. Com carinho, Vera Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!
      Acho que você deu o azar de pegar ela em um dia que ela estava muito brava. E quando a gente se reunia, tinha muitas crianças. Acha que a gente não devia aprontar?rsrs
      Eu lembro de uma ou outra situação em que a vi brava... Mas acho que os momentos em que ela foi atenciosa, carinhosa foram muitos mais.
      Mandarei as lembranças.rsrs
      Beijos

      Excluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!