domingo, 19 de janeiro de 2020

O Diário de Anne Frank

Eu li “O Diário de Anne Frank” quando era jovem. Mas não lembrava muita coisa. Então, quando vi que a Carol estava lendo, pedi para ela me emprestar quando terminasse. Ela me entregou e eu comecei ler alguns dias antes do Natal. Mas parei! Fiquei com receio de ficar muito triste e isso afetar a minha animação para as férias e as festas de fim de ano. Retomei a leitura no início do mês.
Lia um pouco por dia, toda manhã. Às vezes um pouco na hora do almoço. Terminei de ler o livro hoje, antes do almoço.
Ele contém 373 páginas (sem figuras) o que parecia muito quando comecei a ler, mas, se tivesse tempo acho que lia em um dia, pois ficava curiosa para saber o que Anne ia relatar na próxima vez que escrevesse.
Anne ganhou o diário de presente de aniversário de 13 anos. Começou a escrever nele no mesmo dia. Depois de alguns dias (está na página 19) ela deu-lhe o nome de Kitty (representando uma amiga que ela nunca teve. Uma amiga para quem pudesse contar seus sentimentos mais profundos). Anne foi para o esconderijo no mês de Julho de 1942. Dias depois a outra família juntou-se a eles. E em novembro de 1942 se junta a eles a oitava pessoa. No esconderijo que recebe o nome de anexo, Anne amadurece muito depressa. Ali ela se torna mulher (menstrua) e se apaixona. Seu diário (Kitty) é seu refúgio. Nele ela conta todas as suas amarguras, seus medos e seus poucos momentos de alegria. Seu último escrito foi no dia 01 de agosto de 1944. Ela estava então com 15 anos. Ela, a família e os outros ocupantes do esconderijo foram presos no dia 04 de agosto de 1944. 
Fiquei impressionada com a habilidade e inteligência de Anne para escrever. Hoje, que eu escrevo “um pouco”, sei que essa não é uma tarefa nada fácil. Ainda mais para uma menina de 13 anos. Confesso que gostei mais dos escritos dela quando ela escrevia o que dava na telha. Porque depois de um tempo, ela começou a escrever com mais cuidado, porque tinha a intenção de publicar os escritos.
O Diário de Anne Frank é um livro que todos um dia devem ler. E se possível mais de uma vez. Ele nos leva a refletir sobre muitas coisas. Eu postei alguns trechos do livro anteriormente e finalizo com mais esses dois:

“Enquanto lava os pratos, Bep começou a falar com mamãe e a Sra.van Daan sobre como está desanimada. E que ajuda aquelas duas lhe ofereceram? Minha mãe, especialmente, com sua falta de tato característica, só fez piorar as coisas. Sabe qual foi seu conselho? Que ela deveria pensar nas outras pessoas que sofrem no mundo! Como é que pensar no sofrimento de outras pessoas pode ajudar se você está se sentindo péssima?”
Pág. 226-227

“Quero amigos, não admiradores. Pessoas que me respeitem pelo caráter e pelo que faço, não pelo sorriso encantador. O círculo ao meu redor seria bem menor, mas não importa, desde que fosse composto por gente sincera.”
Pág.235

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!