sábado, 18 de janeiro de 2020

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

Título original: The Guernsey Literary And Potato Peel Pie Society
Lançamento: 10 de agosto de 2018 na Netflix
Duração: 2h04min
Direção: Mike Newell
Elenco: Lily James, Michiel Huisman, Matthew Goode
Gênero: Drama, Histórico
Nacionalidades: Britânica, Americana
Sinopse: Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-196612/


Logo que o Danilo pegou o Henrique, eu dei uma ajeitada no apartamento, jantei e me acomodei no sofá para assistir televisão. Queria assistir alguns filmes, algumas sugestões que tinha anotado durante a semana.
Comecei pela “Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”. Zé falou que era um filme bem soft e que eu ia gostar. E que poderia assistir a noite (sozinha) sem problemas. Para dormir depois. Se é que me entendem.rsrs 


Fiquei um pouco tensa logo que o filme começou... Na cena aparecem alguns personagens caminhando - à noite - quando são abordados por soldados alemães. Pressionados para dizer o que estavam fazendo na rua, uma das mulheres diz que eles eram membros de um clube, e juntos inventaram o nome “Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”.
Eu fiquei um pouco tensa até mesmo porque estou lendo “O Diário de Anne Frank” e se passa nessa época, inclusive ela conta sobre a ocupação alemã. Mas logo a tensão aliviou, porque na sequencia já é o ano de 1946, quando as cidades e a população estavam se reerguendo dos destroços da guerra.

Fiquei bastante feliz por ver rostinhos conhecidos, pois alguns personagens são do Downton Abbey: Elizabeth é Cybil, Amelia é Isobel, Juliet é Lady Rose e Sidney é Henry.
Gostei bastante do filme. Apesar de o nome nos levar a pensar que teria muita literatura - ou algo parecido, foram poucas as cenas onde os integrantes do clube se encontravam e quando isso acontecia, eles liam apenas algumas citações e trechos de livros.
O filme gira mais em torno de Juliet que se "encontra" na pequena vila e no que aconteceu no passado de Elizabeth.
A seguir um pequeno spoiler e um desabafo...
No filme tem uma cena em que Juliet está com o noivo, sentados, bebendo. Então ela diz que não quer mais se casar com ele. Na mesma hora ele se levanta da mesa e a deixa sozinha. Essa cena me lembrou quando fui à minha antiga casa, poucos dias depois que tinha saído de lá. Fui à noite levar os papéis da separação para o Rubens ver se estava de acordo. Quando saí e fui para o ponto de ônibus, lembrei-me que há pouco tempo atrás, o Rubens não me deixaria sozinha pela rua. Preocupava-se comigo.
Sem querer generalizar, percebi que os homens, quando algo não funciona como ele deseja, perde todo o cavalheirismo que antes tinha. Para não dizer o amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!