quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Viagem para Araçatuba - Terceiro dia

No sábado acordamos cedo, tomamos café e fomos para Valparaíso, que fica à uma distância de (mais ou menos) 50 quilômetros de Araçatuba.
Valparaíso é a cidade que minha mãe morou quando criança. E onde ela conheceu meu pai. Inclusive todas as vezes que vamos lá, um dos pontos de “parada obrigatória” é a pracinha. Lá minha mãe mostra o banco que ela ficava sentada. E conta como era o ritual das moças e rapazes daquela época. Bem legal.rsrs
A Lúcia foi com a gente. Ela é uma companhia muito agradável e tem muita disposição.
Fomos direto para a praça. Ali permanecemos por um bom tempo. Enquanto a gente caminhava, minha mãe contava as histórias. Sem ter vivido aquela época, a gente viajava com ela no tempo.

Depois atravessamos um túnel que conduz ao centro. Passeamos por algumas ruas. Minha mãe lembrava o que tinha no local antes. Mostrou onde a tia Susie trabalhou. Pouca coisa restou daquela época.

entrada do túnel

A luz no fim do túnel

Fomos à estação de trem. Legal que tinha um trem parado e o maquinista  o locomoveu por alguns metros e para fazer isso ele tocou o apito. Por mais que a gente estava esperando, minha mãe levou o maior susto.rsrs
De lá fomos tomar um sorvete em uma sorveteria muito conhecida de quem morou em Valparaíso.

Voltamos pelo túnel e paramos na praça para tirar mais fotos. Só pode ser japonês mesmo.rsrs

E quando estávamos indo embora fomos ver como estava o lugar onde ela morou que na época era uma chácara. Hoje está loteada. Tem várias casas no local. Mas a casinha continua lá. De madeira. E minha mãe foi olhar de perto. E conversou um pouco com os moradores atuais.

Voltando de Valparaíso para Araçatuba fomos à casa de uma tia da minha mãe, mas não a encontramos em casa. Voltamos para a casa da tia Danúzia para almoçar e a tarde a gente ia conhecer o Thermas.
O tempo que já estava fechado começou a fechar mais ainda. Mas isso não foi empecilho para desistirmos da ideia de ir ao Thermas. Almoçamos, trocamos de roupa e fomos. Pegamos a maior chuva no caminho. Chegando no Thermas vimos que a chuva já tinha passado por lá.

E até que tinha bastante gente. Um guia nos levou para conhecer o local. Vimos e gostamos. Decidimos pagar as entradas e curtir um pouco as piscinas. O ingresso era 60 reais e a meia - 30 reais. Quando estávamos indo para a bilheteria fomos informados que estava tendo uma promoção. Todos os ingressos estavam 30 reais. Oba! Ficamos felizes. A mãe e o Zé brincaram dizendo que, sendo assim eles tinham que pagar 15 reais.rsrs

Ficamos em uma piscina que a água estava de morna a quente.  A Shirlei e a mãe tentaram ir no ofurô, mas disseram que a água estava pelando.  Nem comemos nada por lá. Só curtimos a água mesmo. Antes de anoitecer fomos embora.

A noite começou a chover então nem quisemos sair para jantar. Também, depois da agitação da manhã, seguido de horas em uma piscina de água quente, estávamos bem relaxados. Então ficamos na tia. A Lúcia fez arroz com pequi e farofa com pequi. Minha mãe estava querendo comer.
Depois do jantar ficamos conversando e despedindo de quem não veríamos antes de ir embora, no dia seguinte. Zinha, Eric e Daniel. Eles iam sair cedo.
Acordamos no domingo, a Lúcia já tinha preparado o café pra gente. Logo chegou o Zé e o Luciano para despedirem da gente.
É sempre uma alegria quando chego e tristeza quando saio. Já fico com saudades! É muito bom ficar com eles. Nunca conheci pessoas tão maravilhosas, simples e de coração puro como eles. Minha tia, meus primos... Família que amo muito!