quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Meu nome é Radio

Hoje recebi no meu e-mail três dicas de filmes do Netflix. Anotei para ver logo mais à noite. Só que, na hora de procurar por eles, acabei me interessando pelo "Meu nome é Rádio". Lembro que, na época que esse filme foi lançado a crítica foi muito boa. Porque eu nunca assisti eu não sei. Mas o que me levou a querer ver agora foi para ver o ator Ed Harris. Assisti há pouco tempo um filme com ele e gostei muito. Além de Ed Harris tem o Cuba Gooding Jr., que conheço de outros filmes e sei que ele é bom. Muito bom. E quando li na sinopse que o filme é baseado em uma história verídica. Ah! Aí não teve jeito. Comecei a assistir...


Título original: Radio
Duração: 1h 49min
Direção: Michael Tollin
Elenco: Cuba Gooding Jr., Ed Harris, Debra Winger
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna, Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que ele tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-45300/

Nada me deixou mais impressionada do que ver a interpretação do Cuba Gooding Jr. O jeito de andar, de falar, de olhar. Quando ficou assustado - e chorou - ao ser amarrado pelos jogadores, e ao ser preso injustamente.  
Outro que me conquistou de vez com seu talento é o Ed Harris. Sua expressão  de raiva quando faziam algo de ruim com Radio. Mexiam com Radio, mexiam com ele. Tamanha era a sua preocupação, o carinho e a dedicação por Radio, que começou a deixar alguns moradores da pequena cidade preocupados. 
Tanto que várias pessoas chegaram a perguntar porque ele ajudava o rapaz, mesmo colocando em risco sua profissão. Em um momento ele diz: "Faço porque é a coisa certa a fazer".
Ele colocou Radio para ser seu assistente nos treinos e jogos. No início do filme Radio mal conseguia falar, mas durante o desenrolar do enredo, principalmente pela confiança demonstrada pelo técnico Jones, ele se torna uma pessoa expansiva, comunicativa. 

Muitas cenas me emocionaram. Uma delas é a que estão na sala da casa de Radio, na noite de Natal. Radio ganhou presentes da cidade inteira. Ao perguntar qual devia começar a abrir, o treinador dá o que ele comprou, juntamente com a esposa e a filha. Radio fica muito feliz quando abre e vê que é um rádio novinho. Ele coloca uma música e começa a dançar, puxando sua mãe e o treinador para dançarem juntos.
Outras me fizeram rir. Como ver Radio anunciando o cardápio do dia no microfone da escola. Ou quando não deixava os alunos correrem pelos corredores. Todos começaram a ter um carinho por ele. 
Radio tem um coração muito puro. É muito inocente. Como uma criança que não conhece maldade. Assim é Radio. Não oferecia perigo nenhum, como alguns temiam, no princípio.
E como era bondoso. No dia seguinte, após ter ganhado os presentes de Natal, ele foi de casa em casa distribuir seus presentes para os moradores - vizinhos.
Ele não guardava raiva ou rancor de ninguém. Quando ele era tratado mal, devolvia a ofensa com um abraço, com um sorriso, com um gesto que não tinha como "não quebrar" a outra pessoa.
A amizade e o carinho dele pelo treinador e vice-versa é muito lindo de ver.  
E o filme termina com chave de outro. Mostra o verdadeiro Radio, na época com 50 anos e o verdadeiro treinador. 
Uma história comovente! Um filme inesquecível!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!