quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

O Morro dos Ventos Uivantes

Há muito tempo que queria ler este romance. Mas não conhecia quem o teria para me emprestar. Passeando no shopping, neste dia, resolvi dar uma olhada nos livros à venda. E encontrei este por somente dez reais. Nem acreditei. Comprei!! Terminei de ler hoje de manhã.


Primeira edição: 1847, T.C.Newby (Londres).

Número páginas: 368

Único romance da escritora inglesa Emily Brontë, O morro dos ventos uivantes retrata uma trágica história de amor e obsessão em que os personagens principais são a obstinada e geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. G, humilhado e rejeitado, ele guarda apenas rancor no coração, mas tem com Catherine um relacionamento marcado por amor e, ao mesmo tempo, ódio. Essa ligação perdura mesmo com o casamento de Catherine com Edgar Linton.


Confesso que fiquei um pouco assustada durante a leitura. Primeiro porque o povo morre muito novo. A maioria dos personagens não chegou aos 40 anos. Depois o modo como as mulheres eram tratadas. Até dei uma pausa na leitura. Então fiz minha cabeça entender que ele foi escrito em 1847. Época difícil mesmo. Não havia medicamentos para tratar as doenças. Mesmo as mais simples. E as mulheres não tinham voz. Os personagens são muito duros uns com os outros. Insensíveis. 

Mas eu gostei bastante do romance. Realmente digno de ser considerado um dos melhores romances do século. 

Esse vai ficar na minha estante para ser lido novamente, em outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!