quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Aniversário tia Danuzia

Hoje é aniversário da tia Danúzia. Ela é a única irmã do meu pai. Mais velha que ele, pois se ele estivesse vivo estaria com 77 anos.

Ela está completando 79 anos. Mora em Araçatuba. Eu conheci a tia Danúzia quando era adolescente. Lembro que após sabermos da existência de parentes da parte do meu pai, a Silvana, o Marcos e eu, pegamos um trem e fomos conhecê-los.

Não estou bem certa de que ano foi. Acho que na década de 80. Eu devia ter entre 13 e 17 anos. Na época ela morava em outro bairro. Mas sempre em Araçatuba.

Tia Danuzia é uma mulher excepcional. Sempre disse que nunca conheci um homem como o tio Arnaldo (marido dela) e uma mulher como a tia Danuzia.

Nunca vi a tia alterar a voz. Nunca vi a tia falar mal de alguém. Nunca vi a tia reclamar de nada.

O único problema de a tia ser quieta é que não sabemos se ela tem sonhos. Se ela se considera feliz e realizada. Porque ela não reclama e também não fala muito de si. Pra ela tudo tá bom!

Penso que quando morrer ela vai direto para o céu. Porque não tem nada que desabone a conduta dela. Nunca conheci uma mulher igual a ela.  

Quando eu me lembro da tia, chego a ouvir o som da voz dela. Até o jeito de falar é de uma tranquilidade incrível. Própria dela.

Ela conseguia manter a calma até mesmo quando a gente ia passar o carnaval na casa dela. Eu, marido e filhos. Silvana, marido e filhos. Total de dez pessoas.rsrs E olha que é casa de vila.

Eles sempre nos recebiam muito bem. Por incrível que pareça a gente percebia que a tia, o tio e os primos ficavam felizes com a nossa visita. Deviam ficar aliviados quando íamos embora, porque os filhos eram todos pequenos... Então, além do tumulto era muito o barulho.

Minha tia retrata bem a frase que diz, "não importa se a casa é pequena quando o coração grande". A casa dela era pequena, mas o amor com que nos recebia era tão grande que caberia muito mais gente ali.  

Minha tia é saudável, com exceção do problema que ela tem nas pernas. Elas estão quase sempre enfaixadas por causa de feridas causadas por problema nas veias. Às vezes esta melhor. Às vezes pior. O certo é ela ficar com as pernas (para cima) descansando. Mas quem disse que ela consegue.

Quando a gente ia para Araçatuba e os filhos – José e Luciano - ainda não eram casados, a tia estava a todo o momento pra lá e pra cá... Cuidando deles. Fazendo as refeições. Lavando as roupas. Passando as roupas. Hoje, que todos estão casados ela deve conseguir ficar mais tempo descansado.

Isso é um pouco da minha tia. Uma mulher incrível. Que quando falo dela sinto uma paz muito grande. Porque é isso que ela transmite a todos.

Que Deus conceda à ela muitos anos de vida. E que eles sejam de muita saúde e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!