segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A Última Música

Aos 17 anos Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seus pais se divorciam e seu pai decide morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte.

O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes de o verão acabar.

É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e, conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida.


Este é mais um livro que emprestei da Andressa. Estou quase acabando com a pilha que peguei. Ufa.rsrs

Terminei de ler no Domingo. Tem um filme baseado neste livro. Eu assisti, mas não lembro. Sei que, enquanto lia o livro, tentava me lembrar do filme. Mas... Não lembrei nadinha. Nem dos personagens, nem da música. De nada!

O livro que possui 397 páginas, não tem letras muito pequenas. E é dividido por capítulo - nome dos personagens – e é assim que conhecemos um pouco de cada um. Então, pode parecer que se vai demorar com a leitura, mas não. E olha que eu lia mais na hora do meu almoço. Na sequencia cito os personagens e um pouco mais deste lindo romance.

Personagens:

Steve – pai da Ronnie

Kim – mãe da Ronnie

Jonah – irmão da Ronnie

Pastor Harris – amigo confidente de Steve

Tom e Susan Blakelee - pais de Will

Megan - irmã de Will

Scott - amigo de Will

Marcus, Teddy e Lance - os rapazes mau caráter

Ashley - ex-namorada de Will

Cassie - amiga de Ashley e paquera de Scott

Galadriel (Blaze) - namorada de Marcus

Sobre o romance:

Quando Ronnie chega à casa de Steve, passa os dias mais na rua do que em casa. É assim que ela conhece Blaze, Marcus - e seus companheiros. Marcus tenta conquistar Ronnie provocando ciúmes em Blaze que acaba colocando Ronnie em má situação perante a justiça. Isso sem falar que Ronnie já tinha tido problemas (pequenos furtos) com a justiça em Nova Iorque.

Ronnie conhece Will quando o vê jogando vôlei na praia. Na verdade, ao ir pegar uma bola ele cai em cima dela. Mais tarde Will vê Ronnie preocupada com um garotinho e fica encantado (e apaixonado) com o gesto dela. Eles se aproximam e se apaixonam, e isso faz com que Ronnie se torne mais dócil com o pai e desiste da ideia de voltar antes da hora para Nova Iorque. Arruma até um trabalho no aquário.

Will é tipo o rapaz perfeito. Lindo, atlético, de boa família, terminou os estudos, trabalha na oficina do pai e é voluntário no aquário da cidade. Ronnie terminou os estudos, sabe tocar piano (inclusive fez apresentações com o pai), é vegetariana e apesar da rebeldia, é muito amorosa, atenciosa e preocupada com a preservação do planeta. 

Enquanto vemos o envolvimento dos dois se desenvolver, por outro lado, Steve e Jonah passam o dia construindo uma janela que será colocada na igreja.

A igreja cujo pastor é Harris que é quase um pai para Steve, foi destruída em um incêndio supostamente provocado por Scott. Este é um segredo que Will esconde de todos e para defender o amigo, Will se sujeita a chantagens de Marcus, que foi um que estava por perto quando a igreja pegou fogo.

Ashley, a ex-namorada de Will tem pequena participação. Por incrível que pareça neste romance a ex não é o pivô de brigas e separações. Fez uma vez só. Mas o relacionamento de Ronnie e Will é um pouco turbulento porque Marcus tenta atrapalhar, como tem também a “não” aprovação da mãe de Will.

O livro, na sua grande parte é sobre o envolvimento de Ronnie e Will. Os momentos que eles passa juntos. Inclusive cuidando dos ovos das tartarugas. Tem também o casamento da irmã de Will, as aparições de Marcus, sempre aprontando. O acidente com Blaze. A cobrança de Scott para que Will se dedique mais ao vôlei. O relacionamento de Jonah com Steve e depois, com Ronnie. 

Apesar das turbulências tudo caminha para um final feliz, até que a doença terminal de Steve é revelada e assim, nos capítulos seguintes vemos a dedicação de Ronnie para com o pai.  Muito linda essas cenas.

No mais, eu ficava o tempo todo pensando em quando aconteceria alguma coisa que justificasse o título “a última música”. E isso aconteceu nas últimas páginas.

Não achei que fosse, mas no final algumas lágrimas rolaram do meu rosto. É Nicholas Sparks. Não tem jeito. Ele sabe como envolver seus leitores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!