sexta-feira, 27 de março de 2020

Bênção Urbi et Orbi

Hoje presenciei uma cena que me comoveu profundamente. Ver a Praça São Pedro completamente vazia, com o Papa Francisco. Ele concedeu a todos nós a bênção *“Urbi et Orbi”. Uma bênção extraordinária. Uma decisão que foi tomada devido à atual pandemia de coronavírus (COVID-19), para permitir que as pessoas acompanhem pelos meios de comunicação, e possam ganhar a indulgência plenária.
No Brasil, foi transmitido ao vivo (às 14h) por diversas emissoras de televisão. Eu assisti enquanto trabalhava. O início foi muito triste! Cheguei a ficar emocionada. Ver o Papa caminhando, debaixo da chuva fina que caía. Um silêncio sepulcral. Muito triste ver aquele lugar que está sempre tão cheio de gente... Completamente vazio. A celebração foi muito intensa. A Palavra de Deus, os ritos. Um momento que com certeza ficará para sempre na memória de todos aqueles que creem em Jesus Cristo e que clamam pelo fim da pandemia do coronavírus. 
AQUI a homilia em vídeo e escrito.
·   Bênção “Urbi et Orbi” que significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa na sacada central da Basílica São Pedro em três ocasiões. Todos os anos, o rito é celebrado no dia de Natal e no dia da Páscoa, as maiores festas cristãs. Além dessas datas, a bênção é concedida no dia da eleição de um novo Papa logo após o resultado do Conclave.
“Há semanas, parece que a tarde caiu. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo de um silêncio ensurdecedor e de um vazio desolador… Nos vimos amedrontados e perdidos.”
“Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. Não nos detivemos perante os teus apelos, não despertamos face a guerras e injustiças planetárias, não ouvimos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo. Avançamos, destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente. Agora, sentindo-nos em mar agitado, imploramos-Te: «Acorda, Senhor!»”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!