quarta-feira, 11 de março de 2020

Simpatia para soluço

(...) E o primeiro agasalho do nascituro era um xaile encarnado de *baeta.
Felpas vermelhas de baeta, arrancadas do cueiro, molhadas no cuspo, coladas na testa, era porrete pra soluço.
Não havia espasmo de criança que resistisse à velha *pajelança.
Pág.79

*Baeta: Pano de lã felpudo, que não foi apisoado.
*Pajelança: Benzedura, arte de curar.

***
Quem é da minha idade para mais velha, com certeza já fez essa simpatia para o bebê parar de soluçar. Tinha que ser vermelho. Tinha que molhar no cuspe. Eu fiz muito. E funcionava.
Hoje em dia não sei o que as mamães fazem quando seus bebês estão com soluço. Só sei de uma coisa. Acho que se a gente falar para elas fazerem isso, capaz de rirem da nossa cara.rsrs

2 comentários:

  1. Eu fiz, com certeza. Essas pajelanças tinham aura de poesia. Grande abraço pra ti.
    Vera Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera,
      Verdade... As pajelanças tinham aura de poesia, que infelizmente se perdeu no tempo.
      Abraço pra ti também.

      Excluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!