terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Terminei de ler este livro na sexta-feira. Ele é um dos que a Adriana emprestou, dias atrás. Sei que é um livro para o casal ler, mas não adianta eu segurar ele comigo, porque o Zé vai chegar de viagem e logo vai novamente. Então vai ficar parado em casa.
Ele é um livro bem fácil de ler. Separado em “partes” e “capítulos”, o que ajuda bastante.  
Parte 1 - Uma união financeiramente feliz
Capitulo 1 - Perfis financeiros: quando a cabeça erra, o bolso padece.
Capítulo 2 - A dificuldade de planejar: um problema de quase todas as famílias.
Parte 2 - Planejamento ao longo da vida
Capitulo 3 - As finanças do namoro e do noivado.
Capitulo 4 - As finanças dos recém-casados.
Capitulo 5 - As finanças dos casais com filhos.
Parte 3 - Um futuro a dois mais rico
Capitulo 6 - Cuidando dos imprevistos.
Capitulo 7 - Investimentos: a busca da melhor opção.
Capitulo 8 - Valores que devem ser construídos ao longo da vida.
Capitulo 9 - Administrando o sucesso de um plano.
Capitulo 10 - A riqueza como objetivo de vida.

Confesso que para a minha vida, para o meu "hoje", o conteúdo do livro não ajuda muito. Isso porque considero que, já estou na idade do viver e curtir o que tenho no momento. Não posso mais ficar pensando em deixar de viver - ou viver com restrições - para guardar para aproveitar daqui a 10... 20 anos ou mais. Atualmente vejo que tem muitas coisas que eu gostava há anos atrás que hoje não gosto tanto, por exemplo: praia. Fora que com a idade começamos a ter limitações, medos.
Por outro lado, estou bem engajada com a minha espiritualidade, e uma das coisas que a gente percebe é que "ter", "possuir" bens, coisas, dinheiro não é o mais importante. Não é o essencial.
A maneira como penso e o que estou falando, aprendi com o tempo. E sei que nem todos da minha idade pensam assim.
O livro é muito bom, e deve ser lido principalmente pelos casais que estão começando uma vida a dois. Nessa fase planejar é essencial para realizar os sonhos. E também, é uma leitura de grande utilidade aquelas pessoas que "vira e mexe" estão no vermelho. 

E para concluir, dizer que o livro não foi de utilidade nenhuma para mim, seria uma mentira.  Ele provocou sim, alguns pensamentos - que poderão se tornar ações - e que poderão melhorar um pouco mais minha situação financeira. Mas nada de muito significativo.
Eu recomendo fortemente que os jovens e os jovens casais leiam. Já insisti com os meus filhos, afinal, a oportunidade que não tive (como ter lido esse livro no tempo certo) quero que eles tenham. Mas... Cada cabeça, uma sentença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!