domingo, 30 de junho de 2024

Tio Adérico

Hoje foi um dia triste para a minha família. Dia do enterro do tio Aderico. Ele faleceu ontem, de dengue hemorrágica. Fiquei sabendo na sexta-feira, pela Sandra, que ele tinha sido internado (UTI). E um dia depois, recebi a triste notícia 😢

A tia Susie até que estava firme, mas a Paty. Deu dó. Estava inconsolável. Mal conseguia parar em pé. Que Deus dê o apoio necessário a todos eles. E que conforte o coração partido de cada um.

Sei que o momento é de imensa tristeza, mas quero falar um pouco do tio, o que eu me lembro dele...

O nome dele é Adérico Nelson Vinha. Chamado pela família de “Grandão” e “Magrão”, porque, perto dos meus tios e tias ele era bem alto. Era também conhecido por ser um palmeirense “roxo”.

Tem uma cena que sempre me lembro sobre o tio Adérico. Éramos crianças. A gente sempre se reunia na casa da vó. Estava eu, alguns irmãos e primos (a criançada) no quarto, e a tia Susie estava amamentando a Patrícia. O tio Adérico estava deitado atrás e acariciava os cabelos da tia. Nunca esqueci aquela cena. Achei muito linda e romântica!

Meu tio era muito bonito. E eu via o quanto ele era apaixonado pela minha tia.

Na década de 70/80, ele trabalhava na Chambourcy. Não tenho muita certeza da data, mas era a época que eu ficava na casa da minha tia. Provavelmente nas férias escolares. Ia para ajudar a cuidar da Paty. E acho que ia para dar um descanso (com os gastos) para a minha mãe. Era normal eu e meus irmãos irmos para a casa dos tios, nas férias. Era um jeito de eles ajudarem a minha mãe.

Enfim, lembro do tio trazendo iogurte. E eu comia lambendo os beiços. Amava o iogurte que tinha pedaços de morango. Minha mãe diz que ele dava iogurtes para todas as crianças de casa (meus irmãos).

Depois que cresci não lembro mais de muita coisa. A família se distanciou um pouco. Os primos cresceram. Alguns se casaram. Tiveram filhos. Alguns separaram. Minha vó faleceu. É natural a família dispersar.

Ultimamente a gente se encontrava mais nos casamentos. E infelizmente nos enterros.

Fiquei sabendo que uns anos atrás o tio se queimou. Não sei bem os detalhes. Quando fiquei sabendo, ele até já estava em casa. Nos últimos tempos ele estava consertando máquinas de lavar roupa. Acho que já estava aposentado.

Não sei de muita coisa, por não conviver com eles. E minha família – por parte da minha mãe – são muito reservados. Pouco falam da vida. Próprio de japonês. Nesse ponto eu puxei mais o lado baiano, porque minha vida é um livro aberto.rsrs

Enfim, falei um pouco do tio Adérico, que é o que eu via, sabia, conhecia e imaginava... Um homem íntegro, quieto, alegre, bom esposo, bom pai, amigo e um maravilhoso tio!

Por isso acredito que ele foi em paz. Se não foi direto... Logo estará nos braços do Pai!🙏

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!