domingo, 15 de agosto de 2021

Viagem para Paraty com elas

Este final de semana foi maravilhoso. Fomos para Paraty levando a Letícia, Débora e Silvana. Os planos para essa viagem começaram no dia 09 de julho. Foi feriado e a Letícia estava trabalhando. Disse que ia trocar pelo dia 13 de agosto. Um dia após o niver dela. Ela pensava em ir para São Paulo. Ela e a Débora que estaria de férias. Então sugeri irmos para Paraty. Uma viagem que queria fazer com elas, assim como fiz com o Danilo, Deborah e Henrique.

Elas toparam, assim como o Zé e a Silvana. Logo o Zé já entrou em contato na Pousada para reservar os quartos. Os dias que antecederam foi de ansiedade. Principalmente por parte da Letícia e Zé, que todo dia ficavam olhando a previsão do tempo.

Pegamos a Silvana na quinta-feira, na casa da minha mãe. Ela dormiu em casa.  Como eu estou tomando antibiótico às 4h, falei que não ia voltar a dormir. Então decidimos sair antes das 6h. Letícia chegou minutos depois das 5h. Zé colocou o carro dela na vaga do carro dele e ... Partiu Praia!

Saímos ainda estava escuro. Paramos para banheiro e café, quase duas horas depois, no posto “Olá” que fica na Carvalho Pinto. O Zé foi por Ubatuba. Pegamos aquela serra de Taubaté, mas quase não deu para ver nada de tanta neblina. Pegamos chuva em muitos pontos da estrada. Infelizmente quando vi Paraty, vi também muita nuvem em cima dela. A gente tinha visto que a previsão era de chuva na sexta e sábado. E abriria um solzinho somente no domingo.

Chegamos na pousada não era nem meio dia. O quarto delas já estava liberado. Quarto número 16. Fomos nos trocar para ir almoçar. Caía uma chuva fina e estava um pouco frio. Almoçamos no mesmo quiosque os três dias. Somente na sexta-feira, ficamos bem próximo do quiosque, para nos proteger da chuva.

No sábado já ficamos na areia, embaixo de uma árvore. E no domingo, já ficamos mais perto da água. O prato neste quiosque é composto de arroz, feijão, salada, batata frita e filé de frango ou de peixe e custa apenas R$ 22,00. Por ser na beira da praia a gente acha barato. E é comida boa. Bem feita. Caprichada. Zé tomou um caipirinha no primeiro dia que acabou com ele. Ficou mal. Da outra vez eu que fiquei mal. Dessa vez foi ele.

No Centro Histórico fomos no sábado, logo após o café da manhã. Fomos caminhando até o cais de onde sai as escunas. Tinha muita gente por ali. Débora ficou tentadíssima a fazer um passeio. Mas não fomos preparadas com roupas de banho. E Já estava em cima da hora. Ficou pra próxima. Passeamos pelo Centro Histórico e voltamos para almoçar na praia. Ficamos lá a tarde toda.

A noite fomos no Centro Histórico. O tempo estava daquele jeito. Frio e com uma leve garoa. Tinha muita gente passeando pelas ruas. Sentamos na Cachaçaria do lado de fora, mais para apreciar o movimento - sentados - pedimos uma porção e cervejas.

Na sexta e no sábado nós jantamos no restaurante que fica em frente à Prefeitura Municipal. Comida boa e barata. Eu e a Silvana comemos panqueca de frango, com arroz, feijão e farofa e salada. Este prato custa somente R$ 18,00.

As meninas ainda foram conhecer o Forte que fica bem próximo da Pousada. Foram no domingo, logo após o café. Depois fomos para a praia, para enfim curtir um pouco de sol.

O Zé conversou com o Rafael da Pousada e ele deixou nós desocuparmos o quarto 16 (das meninas) até às 16h. Eu e Zé ficamos no quarto 10 e precisamos liberar ele mais cedo.

Mesmo com o tempo do jeito que estava nós aproveitamos bastante.

Voltamos por Cunha, fazendo uma parada na Cachoeira e depois na Cervejaria. Eu amei a viagem, porque mais que o tempo, que o lugar, a companhia é muito importante e as três foram companhias incríveis.