sábado, 22 de fevereiro de 2020

O Mestre dos Gênios

Como eu acordei tarde e tomei café tarde, sabia que não ia querer almoçar tão cedo. Então quando foi meio dia começamos assistir este filme. O Zé tinha falado para eu assistir de dia, porque apesar de saber que eu ia gostar, ele é um pouco triste.
E o que eu sabia do filme? O que o Zé me falou: Que era baseado em uma história real. Que era sobre um autor de livros. E que tinha um ator que eu gosto muito. Vi a fotografia da capa do filme que mostra Jude Law e Nicole Kidman. Tudo que eu gosto.
Título original: Genius
Data de Lançamento: 20 de outubro de 2016 / 1h 44min
Direção: Michael Grandage
Elenco: Colin Firth, Jude Law, Nicole Kidman
Gênero: Biografia, Drama
Nacionalidades: Reino Unido, EUA
Sinopse: Biografia de Max Perkins, um dos editores literários mais famosos do mundo. Apostando em jovens talentos, ele descobriu nomes fundamentais da literatura como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. O filme acompanha a vida pessoal e Perkins e sua relação complicada com os escritores, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor.

E poucos minutos após o filme começar, vi que o ator que o Zé se referia é o Colin Firth (O Diário de Bridget Jones, O Discurso do Rei). Estranhei mesmo ele falar que eu gostava do Jude Law. Não lembro de alguma vez ter falado. Mas eu conheço e gosto muito dele também. Sendo assim, o filme que já era bom, ficou melhor ainda.
Apesar do filme ser a biografia do editor Max Perkins, no filme vemos a descoberta, o sucesso e o fim da carreira de Thomas Wolfe. Bem sua conturbada vida amorosa. 
O filme se passa em 1929. Época em que os homens andam de terno e chapéu. Viajam de navio e trem. E fumam pra caramba. 
Gostei de ver e saber um pouquinho sobre dois outros escritores famosos: F.Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. 
Wolfe com Fitzgerald

Perkins com Hemingway
Acho que o triste de quando se faz sucesso com algo (seja um livro, uma música, etc) é que a pessoa se cobra para fazer outro melhor, ou pelo menos que alcance o mesmo sucesso. E quando eles não conseguem quase piram. Deve ser difícil ficar no anonimato quando se foi uma celebridade.
Nicole faz o papel de Aline - amante de Wolfe. Ela era casada, tinha filhos e se apaixonou (loucamente) por Wolfe. Tanto a ponto de ameaçar Perkins por achar que ele tinha tirado o lugar dela no coração de Wolfe. Isso porque Wolfe ficava tão ansioso para editar seu livro que passava dias e noites com Perkins. A amizade dos dois ficou tão forte que seu segundo livro ele dedicou a Perkins. O primeiro foi para Aline.
Enfim, o Mestre dos Gênios é um filme fantástico. Principalmente para quem conhece esses grandes nomes, e para aqueles que gostam de escrever. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!