sábado, 7 de setembro de 2019

Palavras do meu pai

Meu pai era bem quieto. Mas muito observador. Falava pouco, mas quando falava...
Tem duas coisas (entre tantas) que ele falou que não esqueço.
Uma delas foi quando o Rubens foi pedir minha mão em casamento. Meu pai falou que "um dia o amor ia acabar. Que ia ficar a amizade, o respeito, a admiração". Lembro que fiquei muito triste e chateada. Meu pai não ama a minha mãe, pensei.
Anos depois compreendi o que ele queria dizer. Na verdade o que acaba é a paixão, porque a paixão é fogo, e fogo um dia apaga. Acaba a paixão e fica o amor em forma de amizade, respeito, admiração.
Outra coisa que ele falou foi quando eu era recém-casada e não saía da casa da minha mãe. Eu morava perto e estava grávida do Bruno. Uma tarde meu pai puxou minha orelha dizendo que eu tinha casado. Que era para eu ir para casa, cuidar do meu marido.
Eu fiquei chateada na hora. Mas entendi que tinha que assumir a responsabilidade do casamento.
Tenho lembrado muito dessas palavras do meu pai, principalmente nos últimos meses. Usei-as para aconselhar minha nora, que está um pouco perdida.
Eu fico muito triste de ver que hoje em dia (mais do que nunca) está muito difícil manter um relacionamento. Tudo está acontecendo muito rápido. O tempo está voando. Com isso a paixão nem está tendo tempo de se transformar em Amor.
Enfim, espero que as palavras do meu pai, que surtiram efeito em mim, ajudem outras pessoas a entender a realidade da vida. Do casamento.

2 comentários:

  1. Muito bonito qdo um filho ouve as palavras do pai, reflete e apesar de não gostar ou não entender, consegue guardar e absorver com carinho... O tempo mostra as verdades do que as vez não está nítido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas coisas meus pais falavam e eu não gostava. Até reclamava. E, depois que casei... Depois que tive os filhos... Depois que passei alguns apertos... Vi o quanto eles estavam certos!
      Hoje sei que muitas coisas só entendemos quando passamos pela situação. Bom seria se não precisasse passar, para não sofrer, não é?
      Beijo

      Excluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!