domingo, 1 de maio de 2022

Faça do seu trabalho uma vocação

Segredo nº 27


Se você encara seu trabalho apenas como um emprego, então ele se torna uma carga que não traz realização ou crescimento. Mas se você o vê como o exercício de uma vocação, ele deixa de ser um sacrifício. Transforma-se numa expressão sua, uma parte importante de sua vida.

 😀😀😀

Victor é motorista de ônibus. Durante cinco dias da semana ele transporta passageiros num longo percurso. Victor chama a atenção de todos por um aspecto notável e raro: ele adora seu trabalho.

Cada passageiro que entra no ônibus é acolhido com um sorridente “bom-dia!”, e, se for um conhecido, Victor pergunta pela saúde e pela família. As mães confiam tanto nele que entregam seus filhos pequenos para que ele os deixe na porta da escola que fica no trajeto. Nenhuma pessoa idosa precisa se afobar ao subir e descer do ônibus: Victor espera pacientemente e, em casos mais difíceis, estende a mão para ajudar.

À medida que o ônibus avança, Victor vai mostrando os lugares mais interessantes e dando informações sobre as ruas e conexões com outros ônibus.

As pessoas afirmam que seu dia é sempre mais feliz quando começa no ônibus dirigido por Victor.

Quando lhe perguntamos por que desempenha seu trabalho com tanto gozo, Victor respondeu: “Acho que é de família: quando eu tinha cinco anos, meu pai, que hoje é um motorista aposentado, um dia me levou para trabalhar com ele. Eu fiquei muito impressionado olhando as pessoas e os prédios pela janela. Naquele dia eu soube que queria ser motorista de ônibus".

 😀😀😀

Em estudos realizados com mulheres, os pesquisadores descobriram que, mesmo entre aquelas que tinham o mesmo tipo de emprego, o trabalho podia ser visto tanto como uma carga pesada e aborrecida quanto como uma experiência positiva através da qual as mulheres se realizavam e adquiriam autonomia. Entre as que viviam seu trabalho como vocação, a felicidade era vinte e oito por cento mais alta do que entre as demais.

Thakar e Misra, 1995

🎉 Hoje: Dia do Trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!