quinta-feira, 12 de maio de 2022

O retrato da minha família



Eu havia acabado de chegar em casa, após outro dia difícil no trabalho, quando meu pequeno filho Guto me apareceu com mais uma daquelas perguntas:

_ Pai, você quer ver meu desenho?

_ Guto, agora estou cansado, depois eu vejo.

Fui para o meu quarto, abri a minha maleta de trabalho, tirei alguns papéis e comecei a analisar o serviço que tinha que fazer no dia seguinte.

Cinco minutos depois Guto veio até meu quarto.

_ Pai, posso mostrar o meu desenho?

_ Guto, depois você me mostra. Agora estou fazendo algo mais importante.

Um minuto depois ele retorna novamente e coloca o seu nariz contra o meu -  ele adorava fazer isso comigo - e me transmitiu a seguinte ordem:

_ Você vai querer ver o que eu fiz?

_ Não, eu não vou! Respondi agressivamente para ele.

Naquele momento ele desapareceu da minha frente.

Ao ficar só percebi o erro que havia cometido. Fui até o seu quarto e o chamei:

_Guto, você pode vir até o meu quarto mostrar o seu desenho?

Ele veio correndo e se atirou em meu colo. Havia um grande quadro e no alto o título “Minha família”.

_ Guto, me explique esse desenho maravilhoso.

_ Esta é a Tata (a mamãe, representada por um palito com cabelo preto pixaim), este é o meu irmão Beto (o de cara fechada) e este aqui sou eu (com um sorriso no rosto).

Acabara de observar no seu projeto uma forma de expressão inteligente como ele via a nossa família.

_ Adorei seu desenho, Guto. Vou pendurar na parede da minha sala de trabalho, e todo dia quando eu estiver trabalhando vou ficar olhando para a nossa família.

Ele sorriu a tal ponto “que não se aguentava em pé” e acabou indo brincar no seu quarto.

Voltei aos meus afazeres e por alguma razão eu não me mantive concentrado. Algo me deixou intranquilo naquele desenho, alguma coisa estava faltando.

Eu fui até a porta de seu quarto e o chamei novamente.

_ Guto, você pode vir até o meu quarto? Eu quero olhar seu desenho novamente.

Guto voltou correndo e se atirou novamente em meu colo.

Apesar de não estar preparado para ouvir a resposta, lhe fiz a seguinte pergunta:

_ Meu amigão... No seu desenho tem a Tata (mamãe), o Beto e você, além dos lindos detalhes de nossa casa. Mas Guto, onde está o papai?

Ele então me respondeu:

_ Você está no trabalho!

Aulus Di Toam


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!