terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Eu e as bolas

Hoje, durante o treino na academia, surgiu o assunto de quem gosta de esporte com bola. Zé falou que jogava tênis. E que nunca curtiu futebol. O Diogo falou que nunca se entendeu com a bola. Até se aventurava em alguns esportes, mas não tinha a menor aptidão. Se os amigos se reuniam para jogar futebol, ele era escalado para ficar na churrasqueira.rsrs

E cada um foi falando. E nesse quesito eu sou cheia de histórias. Brinquei muito de bola. De futebol, de vôlei, de bets, de gude e até de sinuca. Acho que fui clara. Brinquei.rsrs

Nos dias de hoje, futebol é o único esporte que pratico. Quem vê acha.rsrs Bato uma bolinha, de vez em quando, de leve, com o Henrique. Mas quando era menina jogava bastante. Essa é a vantagem de ter irmãos. E irmãos que gostam de futebol. Eles estavam sempre jogando. E eu estava sempre enfiada no meio deles. E quando acontecia de precisar de gente para completar o time, eu me oferecia.rsrs E isso aconteceu até depois de uma certa idade (já tinha entrado na casa dos "enta"). A última vez foi em um evento da família, em uma chácara. Os homens montaram um time e faltou gente. Eu me ofereci. E gentilmente eles me escalaram para ficar no gol.

Vôlei eu joguei muito entre meus 15 a 18 anos. Jogava todo fim de semana. Nas tardes de sábado e domingo. A gente jogava em um campinho que ficava perto de casa.

Também joguei bets. Mas era raro. A última vez eu já estava namorando o Rubens. Sei disso porque tinha ido a casa dele e tinha uns meninos (inclusive irmãos dele) brincando na rua. Eu fiquei por ali mesmo.rsrs

Nem a bolinha de gude escapou de mim.rsrs Lembro de uma vez que eu estava com o braço engessado, pois tinha trincado o pulso - empurrando pneu. Como não dava pra brincar de outras brincadeiras mais radicais, eu jogava bolinha de gude (que a gente falava: jogar burquinha).

Joguei queimada também. Mas foi mais na escola e algumas vezes na rua com a vizinhança.

Só não gostava de basquete. Tinha que jogar na escola, na aula de educação física. Eu sempre fui baixinha, então não havia meio de jogar bem.

Sinuca eu aprendi jogar um pouco, quando ia à casa de um amigo de infância. O Francisco. Não lembro quantos anos eu tinha. Menos de 18, com certeza. O Chico morava com a família no centro da cidade. E na frente da casa era um bar. E neste bar tinha mesa de bilhar. Quando o bar já estava fechado, a gente (eu, a Silvana, amigas e os meninos) ficava jogando. Hoje o que eu mais chego perto de uma mesa de bilhar, é quando o Henrique quer brincar com a mesa dele. Mesmo assim é bem rapidinho. E do jeito dele.rsrs

Tênis eu nunca joguei. Vamos combinar. Não é esporte pra pobre, né?

Hoje em dia surgiram muitos mais esportes com bola. Eu ia adorar jogar alguns, se fosse mais nova.rsrs

Mas valeu relembrar. O treino passou rápido e demos muitas risadas com cada um contando suas aventuras com a bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!