quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Décimo dia de férias - Centro Histórico e Pôr-do-sol em Cabedelo

Dormi muito bem. O hotel é bem silencioso. Fomos tomar café. O restaurante fica no 1º andar. É bem grande. O legal é que, em algumas mesas tem bonecos. Eu por exemplo, tomei café ao lado do Jackson do Pandeiro.rsrs

Após o café, já passava um pouco das 9h, o Zé chamou um Uber para nos levar até o Centro Histórico. Por coincidência, a esposa do motorista do Uber é de Campinas. Ele disse que ela morava no Jardim Campos Elíseos. Bairro onde morei a maior parte da minha vida.

Ele nos deixou na Praça Presidente João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes por estar localizada entre as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estadual. Iniciamos ali nosso passeio pelo Centro Histórico, que é bem diferente dos que já conhecemos (Parati, Porto Seguro, e de algumas cidades mineiras). Os prédios ficam espalhados. Zé precisou do mapa pra gente se localizar. Vale lembrar que João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, então vale a pena conhecer sua arquitetura.

Andamos, apreciamos, tiramos foto. Andamos, apreciamos, tiramos foto. Alguns prédios pitorescos.

Passamos por muitos lugares lindos. E outros nem tanto. Alguns lugares com gente para todo lado. E outros bem abandonados. Conhecemos muitos prédios, muitos sem saber o que era. E não sabemos se vimos todos os que pertencem ao Centro Histórico. Isso porque, como falei no início, eles são espalhados. Na verdade o bom ali é ir com um guia. Porque ele pode ir falando sobre cada um. E com certeza mostrará tudo.

Mesmo assim ficamos por ali por mais de duas horas e Zé chamou um Uber para voltarmos ao hotel.

Na recepção do hotel o Zé perguntou ao recepcionista um lugar perto e com comida variada. Ele indicou um shopping que está localizado na rua do hotel, umas três quadras virando à esquerda.

Após o almoço descansamos um pouco e mais tarde pegamos o carro e fomos até a cidade de Cabedelo, na Praia do Jacaré, que fica uns 10 quilômetros – mais ou menos 20 minutos do hotel.

Zé tinha visto que lá tem uma atração imperdível. Ver o pôr-do-sol ao som do “Bolero de Ravel”. Mas antes de começar a atração, eu e Zé ficamos passeando pelo calçadão/orla, onde ficam várias lojinhas de artesanato. Sentamos em uma cafeteria para tomar café.

E exatamente às 17h, a magia começa. Apoiados em uma cerca na orla, vemos o saxofonista Jurandy, em pé em um barco. Vestido todo de branco, com seu saxofone. Somente ele e o remador. Bem lentamente o barco navega no rio. E apreciamos Jurandy tocando e o sol se pondo. Momento mágico! Chorei de emoção! Detalhe: antes de começar ele fala algumas palavras que dão início à magia do momento. Atração imperdível para quem vai à João Pessoa.

Passeamos mais um pouco pelas lojinhas e na rua onde deixamos o carro fica a lojinha do Jurandy.  Zé o viu chegando e foi cumprimenta-lo e aproveitou para comprar um CD autografado dele.

Mas a noite ainda não tinha terminado. Da Praia do Jacaré fomos direto para a praia de Tambaú, que é vizinha de Manaíra. Ali a orla é muito movimentada. Muitas barracas. Árvore de Natal. Passeamos de um lado ao outro e decidimos parar para comer um açaí.

E antes das 21h estávamos de volta ao hotel. Cansados e felizes por mais um dia perfeito. Cheio de coisas lindas e fortes emoções.