sábado, 31 de outubro de 2020

Victória e Abdul - O Confidente da Rainha


Título original: Victoria And Abdul

Data de lançamento: 16 de novembro de 2017 / 1h 52min

Direção: Stephen Frears

Elenco: Judi Dench, Ali Fazal, Eddie Izzard

Gênero: Biografia, Drama, Histórico

Nacionalidades: Reino Unido, EUA

Sinopse: Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha se passa em 1887, na cidade de Agra, na Índia. Dois jovens locais são escolhidos para viajar até Londres de forma a presentear a rainha Victoria (Judi Dench) com uma valiosa moeda local. Ao chegar, tanto Abdul (Ali Fazal) quanto Mohammed (Adeel Akhtar) estranham bastante os costumes da realeza britânica, sempre a postos para mimar a rainha. Ao entregar a moeda, Abdul quebra o protocolo e encara a monarca. Tamanha ousadia chama a atenção da rainha Victoria, que através de várias conversas não só passa a conhecê-lo melhor como também o transforma em seu conselheiro. Esta decisão não agrada nem um pouco aos membros da corte inglesa, que não entendem como um humilde indiano pode ser detentor de tal honraria.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-248315/

Escolhi este filme por ser de época e baseado em fatos reais. No final do filme eu procurei na internet para saber um pouco mais sobre Abdul. E sobre o relacionamento dele com a rainha. Procurei até por curiosidade, pois no início do filme, somos informados que é baseado em fatos reais. Mas não inteiramente.

O impressionante de filmes de época é como conseguem reproduzir vestuários, e outras coisas para que fiquem tão idênticos. Digo isso porque ficamos encantados com os barcos, na cena em que Abdul vai para Londres. Outra coisa que me encanta em filmes assim são os figurinos. Queria ter vivido na época em que as mulheres usavam aqueles vestidos longos. E a fotografia do filme, lindíssima. 

A história é bastante interessante. A gente chega a pensar que a rainha está atraída por Abdul, apesar da enorme diferença de idade. Mas não! Ela se afeiçoou a ele. E quis dar o melhor para ele e sua família. Inclusive, quando ficou sabendo que Abdul era casado, mandou que ele trouxesse a esposa para morar em Londres. Estranho que Abdul trouxe duas mulheres. Uma ele disse que é a sogra. Nunca vimos o rosto dela. AQUI diz que, ao morrer, Abdul deixou duas esposas. Então uma delas era a outra esposa e não sogra?

Após a chegada de Abdul, a rainha tem uma mudança de comportamento. Fica mais disposta. Mais alegre. Abdul passa a ensinar a rainha a falar e escrever o idioma indiano. Os dois estavam sempre juntos. E o que era de esperar...  Os bajuladores da rainha ficaram revoltados com a atenção da rainha para com Abdul. Não aceitavam por ele ser indiano. E tentaram de muitas maneiras fazer com que a rainha ficasse contra Abdul.

Do elenco só conheço Judi Dench que estava magnífica no papel da rainha Victória. Aliás, essa rainha foi uma mulher muito forte. E com uma memória impecável. Não sei se isso foi verdade, mas ela relatou anos e dias que estava no poder. Quantos filhos, netos e bisnetos. E outros números que e dados que não é para qualquer um.

Gostei demais de conhecer a rainha e um pouco da sua história. Filme muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!