domingo, 21 de julho de 2024

Missa e Arraiá Paróquia São Charbel

Hoje assisti a missa em uma igreja diferente. Com rituais diferentes. Fui à missa das 10h30min, na Paróquia São Charbel. Fui porque pretendia ficar no “Arraiá Arabe” que ia acontecer logo após a missa. 

Ficamos sabendo dessa festa pela Vanessa, que se casou nessa paróquia. Uma cerimônia muito linda, por sinal.

A igreja é pequena. Simples. Sem imagens de santos. Um lugar muito aconchegante. A missa tem bastantes rituais diferentes, das igrejas católicas que eu frequento. Por exemplo, só tem uma leitura da Palavra e o Evangelho. Na católica, no domingo, são duas leituras da Palavra, um Salmo e o Evangelho. O mais lindo de tudo é que os cânticos e muito do que o padre fala na missa é no idioma aramaico ou hebraico. Os fiéis acompanham em um telão.

O sinal da cruz é feito em vários momentos. E percebi também que antes da comunhão, muitas palavras de piedade e de louvor ao Espírito Santo. Pelo menos foi o que eu entendi. Isso porque tinha hora que eu me perdia, pois queria ler e tentar falar o idioma e esquecia de ler a tradução.rsrs

A missa demorou um pouco, porque foi dia da “Festa Litúrgica de São Charbel” cujo dia é 24. Teve a entrada da relíquia. E o padre contou-nos a história e os milagres de São Charbel.

Eu amei a missa, e só não digo que vou frequentar aquela paróquia porque é longe para eu ir, senão...




Após a missa saímos para ir dar uma olhada na festa. Gostei da decoração do corredor de entrada. Cheio de fitas coloridas. Tinha muitas barracas e uma tenda enorme com mesas e cadeiras. Já tinha músicos cantando.  Mas não ficamos porque a gente tinha muita comida em casa. Marmita do almoço e jantar do dia anterior. E a tarde a gente ia na casa da minha mãe para conhecer o Matteo.

Falamos para a Vanessa que, se desse a gente voltaria a noite. Mas não deu... Quem sabe no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!