domingo, 16 de agosto de 2020

Nossa terceira viagem para Caxambu

O Zé pretendia ir para São Francisco Xavier. Tanto que entrou em contato com duas pousadas para saber valor da hospedagem. Uma delas, apesar de ver o valor pela internet (e que achou um absurdo de cara), ele entrou em contato. Mas não teve retorno de nenhuma das duas. Então a opção foi ir para Caxambu.

Dessa vez ele quis ir na sexta-feira, me pegando no trabalho e passaríamos a noite em Pouso Alegre. E assim fizemos. Zé foi pela rodovia porque a noite não dá para pegar as estradinhas que ele gosta. Até porque não dá para apreciar nada. O trânsito estava meio tenso. Muitos caminhões. E parece que todos estavam com muita pressa. Por isso a gente não gosta de viajar a noite. Ficamos hospedados no ibis Styles que fica ao lado do SerraSul Shopping.

Quando chegamos o shopping estava fechando. Não que a gente fosse nele.rsrs
Zé pediu o jantar de um restaurante recomendado pelo recepcionista do hotel. Jantamos no quarto.
Acordamos no sábado, fizemos o check-out e pegamos a estrada para Caxambu.

Não sem antes parar para tomar café. Paramos no “Restaurante Pampas Grill” que fica na Fernão Dias. A intenção era parar em um Graal, mas ele estava do outro lado da pista. Mas foi melhor, porque tomei dois cafezinhos (no copo) com pão de queijo, deliciosos.

Chegando a Caxambu fomos direto ao “Mirante Morro do Caxambu”. Zé aproveitou para ir, uma vez que ele pretendia, mais tarde, subir de teleférico. Como eu disse que não ia andar de teleférico ele resolveu me mostrar. Uma pena que o local estava impedido para visitas. Mas conseguimos ter uma boa visão de lá.

Do morro fomos ao hotel São Francisco. Zé já entrou com o carro e estacionou na garagem. O Sr.Francisco nos recebeu (depois de uns minutos.rsrs) e deu a chave do quarto. Dessa vez ficamos no nº 207. Igual ao outro, só que com um banheiro do tamanho do quarto e com banheira. Ah, o valor foi mais barato que a última vez. Ele cobrou R$ 140,00.

A impressão que tivemos é que só tinha a gente no hotel. Inclusive o Sr.Francisco falou que os hotéis ainda não estão liberados para abrir. Percebemos isso quando, ao sair, vimos que a porta da frente estava fechada. Deixamos a mala no quarto e fomos almoçar. Antes passamos no Parque das Águas para confirmar se estava aberto e o horário.

Quando estávamos indo para o restaurante passou uma procissão (carreata) com a Nossa Senhora dos Remédios - Padroeira de Caxambu. Paramos para ver. Muito lindo e emocionante!

Almoçamos na Padaria e Restaurante Santa Clara (o mesmo que o Sr.Francisco indicou na viagem anterior). Primeira vez que almoço em um restaurante self service em tempos de pandemia. Logo na entrada, tem uma mesa com álcool em gel e luva para colocarmos na mão e descartar após pegar a refeição.

Após almoçarmos, fomos caminhando para o Parque das Águas. A cidade estava bem vazia. E realmente, os hotéis estavam todos fechados. Inclusive o Palace Hotel. Muitas lojas também estavam fechadas. Passamos pela Praça 16 de Setembro e fiquei muito triste ao ver que tiraram todos os bancos da praça.

O Parque está ficando aberto até às 16h. As entradas estão R$ 2,50 (meia) e R$ 5,00 (inteira). De vez em quando eu tirava a máscara para respirar ar puro e tirar foto. Os bancos estavam com faixas para impedir a pessoa de sentar. Muito chato isso. Teve uma hora que sentamos na beira do lago para sentir a brisa, apreciar o silêncio e ver uma pata e seus patinhos passeando.

Saindo do Parque fomos andar de charrete. Naquela passada que demos anteriormente para ver se o parque estava aberto, fomos abordados pelo Sr.Francisco (outro Francisco.rsrs) oferecendo passeio de charrete por R$ 50,00. Disse que nos levaria em uma fazenda que tem bichos para vermos. O Zé estava querendo ir para o hotel dormir, mas dá dó ver esse pessoal que trabalha com turismo “batendo cabeça”, por isso decidimos fazer o passeio. E não nos arrependemos. Aliás... Adoramos e ficamos de voltar mais vezes.

Ao chegar à fazenda fomos recebidos pela Isabela, filha da Silvana, que é a dona da fazenda. Ela e o filhinho Rafael nos mostraram tudo da fazenda.

A fazenda tem pônei, patos, galinhas, pavão, vacas, porcos... Muito verde... Um mini lago... Mesas e bancos de madeira espalhados pelo gramado. Pedimos um café que foi servido com bolo de fubá com goiabada. O Sr.Francisco (charreteiro) como todo bom mineiro, gosta de uma prosa. Ele foi e voltou contando os “causos” dele. Apesar de ser gostoso passear de charrete (minha primeira vez) ficamos com dó do cavalo. Neste caso, da égua. O nome dela é Cibalena.

Depois desse passeio maravilhoso e com a noite chegando, voltamos para o hotel. Tomamos banho e fomos ao calçadão para comer algo. Estava muuuito frio. As ruas vazias. Paramos novamente no “Restaurante Chapa”. Não tinha ninguém no restaurante. Os restaurantes estão podendo ficar aberto até às 22h. Não era nem 20h. Apesar do frio escolhemos uma mesa no calçadão mesmo. A intenção era ficar olhando o movimento. Mas não tinha ninguém. Pedimos a porção de carne acebolada com fritas. A porção estava R$ 65,00 (coloquei o preço porque o Zé achou muito caro, mas pelo que me lembro, foi o mesmo da vez anterior). Pedimos uma caipirinha e foi ela que esquentou um pouco a gente. Mas depois que o efeito passou, o frio estava demais e corremos para o hotel. Para debaixo das cobertas.rsrs

Hoje acordamos, tomamos o café e fizemos o check-out. Voltamos por caminhos diferentes, pois o GPS estava doidão. Como diz o Zé.rsrs No fim, caímos em uma estrada de Andradas onde fica a Vinícola Casa Geraldo que é muito linda e chique. Paramos somente para usar o banheiro e dar uma olhada nos ambientes.

Zé até pensou em parar pelo caminho para almoçar, mas eu não quis. Pegamos almoço no Mister Piu e almoçamos em casa.

Passamos um final de semana maravilhoso, em mais uma viagem tranquila e abençoada. Graças a Deus!