terça-feira, 30 de abril de 2019

Palestra e curso



No dia 04 a Amorim perguntou se eu tinha planos para o dia 27. Na ocasião falei que tinha. Pelo menos no período da tarde, que seria ficar com a minha sogra. Ela queria me convidar para ir no evento acima. Ela falou que ia ministrar uma palestra e gostaria que eu fosse. Falei que se tivesse no período da manhã eu iria sim.

Depois que ela ficou sabendo que minha sogra faleceu, me enviou o material do evento para ver se daria para eu ir. Olhei a programação e decidi assistir a palestra dela e na sequencia ver duas degustações de curso.
A palestra dela começou depois do horário previsto. Ela enrolou um pouquinho para ver se chegava mais pessoas. Inclusive eu a Rosi chegamos atrasadas. Foi difícil encontrar uma vaga para o carro.
A Amorim estava um pouco tensa porque essa é a primeira palestra nesse novo desafio na vida profissional dela. O assunto da palestra bem interessante. O material muito bom. Não vou falar que ela me surpreendeu porque eu já esperava que ela ia mandar bem! E percebi que quem assistiu gostou muito também.
Saindo da palestra, teve uma apresentação de dança de salão e gafieira. Após a apresentação o professor da escola convidou a todos para aprender uns passos de forró. E lá fomos eu e a Rosi. Foi muito divertido.rsrs Eu não tirei foto do casal dançando, mas tirei do cartaz da escola.
Subimos para a sala onde teve a “degustação” do curso “Asas da Imaginação”. A Martha e Giulia se apresentaram e deram uma pincelada de como vai ser o curso: que consiste em instigar as pessoas a terem uma percepção do mundo e colocar suas percepções no papel, escrevendo contos e mini-contos. Uma dessas percepções seria através da observação de pássaros, e para isso elas mostraram (através do projetor) pássaros de diversas regiões do Brasil. Disseram que no curso elas irão com os alunos no Centro de Convivência para ver as espécies de pássaros. Mas, de um modo geral elas falaram sobre olharmos o mundo com mais atenção e sensibilidade. E que, sempre dá para escrever boas coisas do que vemos.
 Saindo de uma sala fomos para a outra onde teve a “degustação” do curso “Escrevendo com  Escritores”. Lá a Giulia deu algumas dicas básicas de escrita literária:
1º) As ideias são super valorizadas;
2º) Encontre a sua voz => não ficar imitando outros escritores;
3º)Escreva sem medo, edite sem pena;
4º) Prefira cenários que conhece bem => tem gente que quer escrever sobre um lugar que não conhece, e isso pode atrapalhar a escrita;
5º) Inspire-se em pessoas reais;
6º) O personagem nunca é melhor que o autor.

Ela disse que no curso será dado um tema para os alunos escreverem um conto, mini-conto, parábola... O que quiserem. E ela vai ajudá-los no desenvolvimento da escrita.
Eu gostei muito de tudo. Foi uma manhã bem proveitosa. Nesses eventos a gente sempre aprende alguma coisa. Ou conhece pessoas. Eu, além dos dois, aprendi até alguns passos de forró que não estavam na programação.rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!