segunda-feira, 5 de junho de 2023

Sábado e Domingo com minha mãe

Zé foi viajar na sexta-feira. O bonito foi pra Bonito.rsrs

Então aproveitei para ir para a casa da minha mãe passar o fim de semana e cuidar dela, uma vez que ela está com o braço engessado (pulso quebrado).

Fui no sábado de manhã. Peguei o ônibus linha 2.53, na esquina de casa. Esse ônibus para dentro do terminal, de onde sai o ônibus que vai pra casa da minha mãe. Quando desci do 2.53 tinha um ônibus no ponto, mas decidi ir no mercadão primeiro.

Comprei duas esfihas, doce de leite e manju, para levar para comermos.

Quando voltei para o ponto não demorou para chegar outro ônibus.

Cheguei na minha mãe e ela estava no quintal do fundo, tomando sol. Peguei uma esfiha, café e fiquei com ela, conversando. O Nego dividiu a outra esfiha com ela.

Depois, enquanto ela ficou olhando as plantas dela, eu fiquei fotografando as flores. Uma mais linda que a outra. Amo 💓

Perto da hora do almoço minha mãe pediu para eu limpar *gobo, depois cortar e colocar na panela com a carne que a Adriana tinha cozinhado no dia anterior. Enquanto isso minha mãe ficou tirando a ponta dos hibiscos.

Logo o Marcos chegou. Levou garapa. Delícia. Ele não quis almoçar com a gente, disse que tinha comido bastante em um "encontro da igreja", onde estava.

Depois que ele foi embora, eu e minha mãe continuamos conversando. Não sei de onde aparece tanto assunto.rsrs

Mais tarde esquentei água para fazer a higiene pessoal nela. A noite esquentei a janta. Fomos dormir antes das 22h.

Acordei no domingo e ficamos pra lá e pra cá. Decidi que ia fazer filé de frango a parmegiana. A Adriana tinha deixado temperado. Como não tinha farinha de rosca, fomos no mercado do bairro comprar. Minha mãe ficou relutante. Dizendo que não ia conseguir andar. Que não ia conseguir subir (a rua do mercadinho). Insisti com ela. Falei que a gente ia bem devagar. Então ela concordou de ir. Fomos e voltamos de boa.

Fiz o parmegiana e arroz a grega. Almoçamos e lá fomos nós para a área, de novo.rsrs

A tarde o Sandro foi até lá. Fiz café e bolinho de chuva.

Depois que ele foi embora, fervi água para minha mãe fazer a higiene. Às 18h fui para o quarto dela assistir a missa, pela televisão. Como minha mãe já tinha assistido cedinho, ficou na copa. Acho que mexendo no celular. Ela terminou de assistir a missa comigo.

Terminada a missa, esquentei a janta para nós duas. A gente ainda não estava com fome, mas tinha que comer um pouco.

Fomos para o quarto mais cedo que no sábado. É que tem feito frio, então a coberta chama.rsrs

Hoje acordei era 7h. Estava escovando o deu a Shirlei chegou. Eu tomei café e 8h estava indo embora. Deixei minha mãe aos cuidados da Shirlei.

📌Com o braço engessado e dependendo das filhas, minha mãe está tendo que se adaptar com o jeito de cada uma.

Disse que a Shirlei chega limpando e cozinhando. A Adriana leva ela nos lugares que precisa: médico, mercado, etc. E senta pra conversar. Eu faço uma coisa ou outra (o que precisa e ela pede) e fico sentada conversando.

O banho também, cada uma faz de um jeito. Dri faz tomar banho de corpo inteiro. Até a cabeça. Shirlei dá de chuveirinho. Não sei se corpo inteiro ou só dá cintura pra baixo.

Eu já não discuto. Quer tomar banho, toma. Não quer, vamos ver o que pode ser feito. Então sugeri de ferver água e ela lavar as partes íntimas. Ela gostou da ideia. E assim fizemos. Sábado e ontem. Ela sentou no vaso sanitário e lavou as partes íntimas. Depois eu passei tolha umedecida nas costas, axilas, peito, pernas e pé. Ontem eu coloquei água na bacia e falei para ela deixar os pés dentro. Ela gostou mais ainda.

* Um dos legumes que os japoneses mais apreciam é o gobo. Esse pode ser encontrado no Brasil sob o nome de raiz de bardana. É possível encontrá-lo em outros lugares do mundo. Mas, talvez, os japoneses seus maiores apreciadores. Ela é extremamente nutritiva, além de ser de baixa caloria. Ou seja, pode comer sem culpa e ao mesmo tempo de ter uma ótima refeição. É considerada uma das mais desintoxicantes, possuindo ações diuréticas, antissépticas e anti-inflamatórias.