terça-feira, 13 de junho de 2023

Chiquinha Gonzaga

Ontem à noite começamos a assistir a minissérie "Chiquinha Gonzaga". Não é a primeira vez que assisto. A última foi em 16/08/2016 e falei dela aqui!



Dessa vez estamos assistindo pela plataforma Globoplay. Vi que a minissérie tem 38 episódios com 50 minutos (média). Ontem assistimos três episódios.

Eu amo séries de séculos passados por causa do figurino. Enquanto assistia, eu e Zé ficamos observando e comentando.

Eu: Esses vestidos longos arrastando por essas ruas de terra. Sujando toda a barra. E quando chove? Coitada de quem lavava essas roupas.

Zé: Os homens de terno. As mulheres com esses vestidos longos e com manga comprida. Será que não fazia tanto calor naquela época? Ou será que as pessoas não sentiam calor?

Aliás, não é só o figurino que chama a atenção. Os costumes também. Como por exemplo, o pai escolher o marido para a filha. Que foi o que aconteceu com a Chiquinha. E ela tinha somente 15 anos. 

Tem hora que eu acho que gostaria de ter vivido naquela época. Tem hora que não.rsrs

Pós-escrito de 28/06/2023: era madrugada quando terminamos de assistir essa minissérie "ma-ra-vi-lho-sa". Eu e Zé estamos nos tornando excelentes maratonistas. De série. Lógico.rsrs

Muitas emoções nos episódios finais. Principalmente porque muitos personagens saem de cena (morrem). Inclusive tem uma frase que a Chiquinha diz, que desde que ouvi nunca mais esqueci. Ela disse que é triste viver muito, porque você vê muitas pessoas que você ama morrerem. E ela perdeu muitos familiares e amigos. Inclusive mais novos que ela, pois naquela época se morria de doenças que hoje não matam mais.

Assisti Chiquinha Gonzaga três vezes, e não me lembrava que nos minutos finais as três Chiquinhas se encontram. Gabriela Duarte e Regina Duarte entram no quarto onde a Chiquinha de 87 anos está deitada. Chorei de emoção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!